O segundo dia do Encontro para Voluntários, 16 de fevereiro, foi marcado por muita alegria e louvor a Deus. Cerca de três mil voluntários de várias partes do Brasil e do mundo se encontraram para um grande momento de formação. Além de pregações, workshops, adoração e Santa Missa, uma surpresa especial: o lançamento do Hino da JMJ em inglês, que foi apresentado com uma coroegrafia feita pela Comunidade Shalom.
O acampamento de voluntários teve início na noite de sexta-feira, 15, na sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), com a Santa Missa foi presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e vice-presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Antônio Augusto Dias Duarte, e concelebrada pelo diretor do Setor Voluntários do COL, padre Ramon Nascimento. A acampamento termina neste domingo.
Leia mais sobre a abertura do encontro
Já na oração da manhã, Leandro Souza, vocalista da banda Frutos de Medjugorje, deu o tom do encontro ao apresentar Jesus Cristo como a verdadeira felicidade que a humanidade tanto busca e nos convida a sermos o próprio Espírito Santo, para inflamar o mundo com o amor de Deus. Na primeira pregação do dia sobre o tema “Restaurados para restaurar”, Padre Ramon Nascimento, diretor do Setor de Voluntários do COL, enfatizou que é preciso vivenciar a Palavra antes de anunciá-la e que é essa experiência pessoal com Deus que faz a diferença.
“Ser voluntário é ser testemunha do amor e da misericórdia de Deus, pois Ele quer transformar sua vida num canal de transformação do outro. Ser voluntário é ter a coragem de lutar e ganhar. Por isso precisamos entender que o caminho da restauração é reconhecer primeiro suas fraquezas para então deixar Deus te modelar. Ser voluntário é acreditar que Deus pode transformar sua vida e tomar a cruz para si dizendo o seu sim a Ele. Somente restaurados podemos restaurar outros” declarou Padre Ramon.
A segunda pregação da manhã foi conduzida pelo fundador da comunidade Shalom, Moysés Azevedo, que abordou o tema “Na Escola do Mestre”. Meditando sobre o discipulado, Moysés afirmou que Jesus convida cada voluntário a ser discípulo missionário e a testemunhar Seus serviços aos jovens do mundo inteiro que virão para a JMJ. “Você, jovem mediador, não precisa dar o que não tem. Porém, como discípulo, precisa testemunhar a presença de Jesus Cristo por meio do seu serviço”, lembrou Moysés.
A programação da tarde iniciou-se com a pregação do Padre Paulo Ricardo, da Arquidiocese de Cuiabá, sobre o tema “Enviados em Missão”. Ao chamar atenção para a importância da oração, o Padre pediu a todos para rezarem por duas intenções em especial no período da quaresma: pela iluminação dos Bispos em conclave na escolha do novo Papa e pela JMJ Rio2013. Ele ainda comentou a renúncia do Papa: “Bento XVI é um homem especial, renunciou ao papado porque sabe que sua missão está nas mãos de alguém maior que ele, a Igreja. Ser papa é algo heroico.”
A Santa Missa e a Adoração, ambas conduzidas por padre Ramon, tiveram a intenção de fortalecer a formação que os voluntários receberam durante o dia. Nesses momentos, os presentes puderam adorar a Cristo Ressuscitado e ofertar o serviço designado a eles.
Para Aline Vonsovicz, voluntária nacional e colaboradora do Portal Rio2013, o acampamento está sendo uma experiência maravilhosa. “Eu acredito que se Deus me escolheu é porque eu preciso levar sua palavra adiante e através do meu trabalho do meu dom, levar a palavra Dele. O que mais me tocou foi a sintonia dos pregadores e o próprio padre Ramon que está conectado conosco. Me marcou quando ele disse: Cristo nos envia, então eis-me aqui Senhor. E eu estou disposta e Deus está me provando aos poucos”, declarou a jovem.
Fonte: Rio2013
0 comentários:
Postar um comentário