Uma tarde memorável a de ontem (17), em Pesqueira, quando estiveram reunidas todas as representações da Diocese para abertura da Campanha da Fraternidade. O auditório do Centro Pastoral Dom Hélder Câmara tornou-se pequeno para acolher o grande número de pessoas – sacerdotes, religiosos e religiosas, pastorais, movimentos e serviços, e um grande número de jovens vindos das 25 paróquias e 3 áreas pastorais da Diocese. Destaques para as presenças do Pe. Jailson José da Silva, Articulador Diocesano do Setor Juventude, do Pe. Fábio Pereira dos Santos, Assessor da Pastoral da Juventude e do Diácono Cleiton Barros, coordenador da Equipe da CF 2013.
A programação teve seu início com uma Mesa Redonda, mediada pelo Pe. Edson Rodrigues, e assessorada por convidados que abordaram a temática do mundo juvenil em seus mais distintos aspectos. Dom José Luiz, bispo diocesano, fez a abertura do evento saudando a todos e situando a CF 2013 no contexto da Igreja do Brasil que se prepara para acolher milhões de jovens do mundo inteiro na JMJ Rio 2013.
Logo em seguida os presentes acolheram as réplicas da cruz e do ícone mariano, símbolos da JMJ Rio 2013, que peregrinam pela diocese desde o dia 28 de outubro de 2012, como forma de preparar os jovens para o encontro mundial no Brasil.
Foram então convidados os palestrantes: Diácono Alder Júlio Ferreira Calado (Análise sociológica da realidade juvenil), Professora Vera (Protagonismo juvenil), Fátima Menezes (A juventude na realidade universitária), Neilda Pereiria (Juventude como elemento transformador da sociedade) e Hyggo Cordeiro (História da Juventude na Diocese de Pesqueira).
Após as explanações e comentários, seguiu-se o segundo momento com apresentações de teatro e música feitas pelos jovens das quatro regiões pastorais. A juventude da paróquia São Geraldo Majella (Arcoverde) apresentou a temática do aborto ligada á questão juvenil. Já na rua, em função da caminhada até a Catedral, jovens de Belo Jardim apresentaram o tema do Tráfico Humano, em frente ao Santuário Mãe dos Homens. na Catedral diocesana se deu o encerramento com a apresentação dos jovens de Pesqueira abordando o problema das drogas e da prostituição infanto-juvenil. Dom José Luiz concluiu com a bênção de envio a todos, especialmente à juventude presente que respondeu “Eis-me aqui. envia-me!”
Fonte: Pascom da Diocese de Pesqueira
0 comentários:
Postar um comentário