A Caritas Internacional promove uma coleta de fundos em prol da República Centro-Africana.
O organismo católico pretende recolher 468 mil euros para ajudar a população dessa nação africana. O país está assolado por um conflito violento entre as forças governamentais e os rebeldes do grupo Seleka, ou seja, Aliança, no idioma local.
Em janeiro passado, foi declarada uma trégua, mas a situação continua precária tanto que as Nações Unidas condenaram várias vezes o recrutamento de crianças-soldado no conflito, casos de estupro, mutilação ou mortes de civis. Por causa da ameaça de mais violência muitas pessoas abandonaram suas casas e buscaram refúgio em outro lugar.
"A população da República Centro-Africana, sobretudo mulheres, jovens e crianças encontraram-se diante da fome e corte do acesso a saneamento", disse o Presidente da Caritas local, Dom Dieudonné Nzapalainga.
O dinheiro arrecadado pela Caritas Internacional será usado para executar um plano semestral de ajuda que fornecerá às famílias centro-africanas alimentos, medicamentos, assistência psicológica e melhorias nas infra-estruturas. Cerca de 850 famílias receberão também um kit de primeiros socorros e mulheres e crianças serão vacinadas contra sarampo e meningite.
Também serão distribuídos mosquiteiros para prevenir a difusão da malária, mas o projeto não pára por aí. Numa ótica mais ampla, a Caritas Internacional tem o objetivo de reconstruir poços, escolas e sistemas de esgotos.
Para ajudar a população a reconquistar sua autonomia, depois de sofrer o deslocamento de suas terras, a Caritas doará a cada família centro-africana sementes para o plantio e instrumentos para o cultivo dos campos.
Fonte: Rádio Vaticano
0 comentários:
Postar um comentário