Às 18h30 da Quarta-Feira de Cinzas, 13 de fevereiro, com Missa de Cinzas na Catedral Metropolitana, dom Antônio Muniz abriu oficialmente o período da Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2013 na Arquidiocese de Maceió.
No início da celebração o arcebispo convocou a Igreja local a se unir em oração pelo Santo Padre Bento XVI e disse que “a renúncia do Papa é um ato de grandeza e humildade profunda, pois ele deixa o grande exemplo para nós bispos, sacerdotes e todas as pessoas que ocupam qualquer serviço na Igreja a não se apegarem, de forma alguma, a seus postos, pois a Igreja é propriedade de Cristo”. Já na homilia, dom Antônio fez referência ao período da Quaresma, dizendo: “Quaresma significa quarenta dias nos quais a Igreja convoca a oração, ao jejum e a penitência tendo em vista a Páscoa do Senhor. A simbologia do número 40 demonstra a fragilidade do ser humano, pois Jesus jejuou 40 dias e 40 noites. Na fragilidade do ser humano a gente recebe esta visita inaudita de Deus através da Trindade que se revela a nós. Um Deus que visita a quaresma de seu povo”. Após tal reflexão, aconteceu o rito da imposição das Cinzas que marca o início da Quaresma, e recorda que os cristãos são pó e ao pó haverão de voltar.
Por fim, dom Antônio Muniz declarou aberta oficialmente, na Arquidiocese de Maceió, a Campanha da Fraternidade 2013 cujo tema é “Fraternidade e Juventude”, e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Ressaltou que a Campanha deste ano é uma grande preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá de 23 a 28 de julho próximo, na cidade do Rio de Janeiro.
Lançamento nacional da CF 2013
Nesta quinta-feira (14), acontecerá o lançamento nacional e a comemoração do cinquentenário da Campanha da Fraternidade. A cidade escolhida foi Nísia Floresta (RN), por ter sido o local onde aconteceu a primeira CF. Em seguida haverá uma visita a comunidade rural do Timbó.
O evento contará com a participação do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’aniello; do secretário nacional da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner; bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, e do assessor nacional da CF, padre Luiz Carlos Dias.
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Maceió
0 comentários:
Postar um comentário