O novo Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, foi recebido no território diocesano na Paróquia de Santo Onofre, município do Junco do Seridó, na manhã deste sábado, 16. Grande multidão de fiéis, queima de fogos, filarmônica, faixas bem como a presença das autoridades políticas e do clero da Forania do Vale do Sabugi engradeceram a acolhida ao novo pastor diocesano.
Saindo do carro que o trouxe de Soledade-PB, Dom Eraldo caminhou com o povo até a Igreja Matriz de Santo Onofre, rezou por alguns instantes diante do Santíssimo Sacramento e, em seguida, ouviu do Padre José Joácio o primeiro discurso de boas vindas. O Senhor Bispo agradeceu às palavras do Pároco e abençoou o povo. Após um breve café da manhã oferecido pela Paróquia, o Bispo seguiu em comitiva em direção à Sede de Patos. Passando por Santa Luzia e São Mamede, fogos e faixas ornaram o caminho de Dom Eraldo rumo às solenidades oficiais de Posse Canônica.
Cerimônia na Catedral
A Cidade de Patos, Sede deste Bispado, despertou ao som da alvorada com fogos e hinos anunciando a chegada do grande dia da Posse do seu novo Pastor Diocesano. Dom Eraldo foi acolhido por membros de pastorais logo na entrada da cidade, próximo ao Posto Mastergás, por volta das 10h30 da manhã. Dali ele foi conduzido em carro aberto saudando os fiéis por onde passava. Músicase fogos animaram a carreata. Os sinos da Igreja e o toque da Filarmônica 26 de julho anunciavam a chegada do novo Bispo à sua Catedral.
À porta da Igreja, Dom Eraldo beijou o crucifixo apresentadopelo Padre José Ronaldo. Com o asperges foi abençoando os fiéis enquanto percorria o corredor principal da Igreja. Após rezar diante do Sacrário onde fica o Santíssimo Sacramento, o novo bispo se dirigiu ao presbitério, sem ocupar ainda a Cátedra, gesto reservado para a Santa Missa de Posse.
A Cerimônia foi conduzida pelo Pe. Damião Rogério, chanceler da Cúria Diocesana. Os discursos de boas vindas foram feitos pelo Pároco de Nossa Senhora da Guia e Administrador Diocesano, Pe. José Ronaldo Marques; pela Prefeita de Patos, Francisca Mota e por uma representante dos leigos, a jovem Carol Emiliano. Em seguida Dom Eraldo proferiu seu primeiro discurso fazendo um breve retrospecto dos seus sentimentos desde sua nomeação até o momento presente. Após cumprimentos e hinos, a cerimônia foi encerrada com o Ângelus. O Bispo seguiu para o Colégio Cristo Rei onde almoçou com os demais bispos presentes, clérigos, religiosos, seminaristas, comitiva de Barreiras e as coordenações diocesanas de pastoral.
Concelebração Eucarística
Às 17h, no Largo Dom Gerardo, grande multidão de fiéis vindos de todas as foranias da Diocese, bem como da Diocese de Barreiras-BA, lotaram o enorme espaço destinado ao povo para a participação na Eucaristia.
A belíssima procissão de entrada saiu da Igreja da Conceição, primeiro templo da cidade. Vários seminaristas, diáconos, padres e bispos de várias dioceses do Nordeste se fizeram presentes. Os Ritos Iniciais da Eucaristia foram presididos pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, que entregou o Báculo Pastoral e a presidência da Missa a Dom Eraldo após a leitura e apresentação ao Colégio dos Consultores da Bula Papal que nomeia o novo prelado para Bispo de Patos.
Assumindo a Cátedra Diocesana, Dom Eraldo ouviu dos presbíteros e diáconos da Diocese a renovação da promessa de obediência e fidelidade que fizeram no dia de suas ordenações. Na sequência, o clero e representantes das pastorais, bem como as autoridades presentes cumprimentaram o novo Bispo ao som dos hinos compostos para este dia memorável.
A celebração prosseguiu como de costume, sendo transmitida ao vivo por quase todas as rádios da cidade e pela internet. A Liturgia da Palavra, escolhida especialmente para este evento, destacou a figura do pastor preposto por Deus para conduzir suas ovelhas.
Ao final da Eucaristia, Dom Genival Saraiva, presidente do Regional Nordeste II da CNBB, dirigiu palavras de acolhimento ao novo bispo. Também Dom Josafá Meneses, Bispo de Barreiras, fez sua alocução destacando o sentimento de sua Diocese na qual Dom Eraldo deu seus primeiros passos como ministro ordenado para o serviço a Deus e seu povo.
Após a leitura da ata de posse, de alguns agradecimentos e do Hino de Nossa Senhora da Guia, o Senhor Bispo concedeu a Bênção Final, encerrando as solenidades de sua Posse Canônica como quarto pastor diocesano desta Igreja Particular.
Fonte: Pascom da Diocese de Patos
0 comentários:
Postar um comentário