O Regional Nordeste 2 realiza o lançamento da Campanha da Fraternidade, em âmbito regional, pela décima primeira vez. Já o fizemos, uma vez, em Campina Grande, Caruaru, Penedo e Recife; estivemos duas vezes em Maceió, duas vezes em João Pessoa; com esta, é a terceira vez que estamos em Natal. Nessa iniciativa, a Comissão Regional de Campanhas vem realizando um proveitoso trabalho de articulação, cujos resultados podemos constatar, no momento do lançamento de cada Campanha da Fraternidade.
Em 2013, o lançamento da CF adquire um significado maior porque deixa de ter o caráter regional. Por isso, o Regional Nordeste 2 sente-se muito honrado por sediar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, em caráter nacional, que ora se realiza, em Natal, com a participação de Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB, de irmãos Bispos de nosso Regional e de outros da CNBB. Considerando-se o tema da CF – Fraternidade e Juventude – e, particularmente, a fase de preparação de nossas Dioceses para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho próximo, é-nos muito grata a presença de Dom Eduardo Pinheiro, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.
A comemoração dos 50 Anos da Campanha da Fraternidade nos levou, ontem, ao seu berço, Nísia Floresta e Timbó; hoje nos reúne, em Natal, para vivenciarmos uma proveitosa programação de trabalho pastoral e de oração de Ação de Graças. O empreendedorismo pastoral de Dom Eugênio Sales se revelou promissor, já naquele momento da primeira experiência da CF, como ficou registrado, com o passar do tempo, também em muitas iniciativas que continuam produzindo saborosos frutos na vida da Igreja e proveitosos resultados no seio da sociedade. O pioneirismo da Arquidiocese de Natal, na Quaresma de 1962, suscitou um processo de maior participação dos cristãos, como protagonistas da ação evangelizadora, dado que, já em 1963, “dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a Campanha.” Inquestionavelmente, a CF é uma iniciativa de natureza evangelizadora que ultrapassou os limites da Arquidiocese de Natal e do Nordeste, sendo assumida, sabiamente, pelo episcopado, desde 1964, como causa da Igreja no Brasil. O acerto dessa decisão tem sua confirmação na Campanha da Fraternidade de cada ano.
Nós, domésticos do Regional Nordeste 2, arcebispos, bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas das 21 Circunscrições Eclesiásticas, acolhemos a todos, com grande satisfação, com muita alegria, neste histórico lançamento da Campanha da Fraternidade de 2013.
Natal, 15 de fevereiro de 2013
Dom Genival Saraiva de França
Presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB
0 comentários:
Postar um comentário