O Regional Nordeste 2 da CNBB acolhe, com muita alegria, o mais novo membro do seu Conselho Episcopal, Dom Eraldo Bispo da Silva. Os caminhos de sua vocação sacerdotal o levaram à Diocese de Barreiras, na Bahia, que o acolheu e o acompanhou, em seu percurso formativo e tendo-o como seu presbítero, durante 19 anos. Pelo chamado da Igreja, retorna à Paraíba na condição de Bispo desta Diocese de Patos. Se foi a Barreiras com as interrogações de uma vocação adolescente, volta com a tranquilidade de uma vocação amadurecida.
Dom Eraldo, ao tomar o caminho de volta à Paraíba, você confirma aquela emblemática afirmação do reconhecido literato e do respeitado político paraibano José Américo de Almeida: “Ninguém se perde na volta.” Por sinal, você chega para exercer o ministério episcopal, na Diocese de Patos e no Estado de suas origens, nesse momento de grande adversidade, causada pela seca que atinge milhares de Municípios do Nordeste, estando, inclusive, a maioria deles no Estado da Bahia, de onde você vem. Diante desse quadro, a presença da Igreja, junto ao povo, revela a solicitude e a caridade que se manifestam de diversas maneiras, nessas circunstâncias, como a assistência emergencial, a organização das comunidades e o grito aos governantes por Políticas Públicas consistentes que resolvam este histórico problema da seca no Nordeste. Com certeza, com sua chegada, os diocesanos e diocesanas de Patos haverāo de se sentir mais fortalecidos para enfrentar os desafios dessa travessia. Você vai constatar, como e com Euclides da Cunha, que “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”. Essa fortaleza do sertanejo, além de um traço de sua personalidade, seguramente, tem suas raízes na fé cristā, na fé católica que, providencialmente, encontra estímulos para ser reavivada, fortalecida e testemunhada com as graças do Ano da Fé. O seu ministério pastoral, que começa, nesta tarde, sob a proteção de Nossa Senhora da Guia, ao se tornar o 4º Bispo Diocesano de Patos, contará com o apoio amigo de seu clero e com a linguagem da fé e da amizade do povo do sertāo paraibano.
Caro Dom Eraldo, cada Bispo diocesano, que está aqui, deu os passos iniciais que você está dando. Nessa situação, saiba que terá a presença fraterna dos Bispos da Província Eclesiástica da Paraíba e do Regional Nordeste 2. Fique certo: sua inserção em nosso Regional aconteceu desde o dia de sua nomeação para Bispo da Diocese de Patos, no dia 7 de novembro de 2012. Acolho-o, fraternalmente, em nome dos irmāos Bispos residenciais e eméritos de nosso Regional. Posso assegurar-lhe que vai encontrar em nosso colegiado episcopal um clima e uma vivência de fraternidade que fazem bem a quem está chegando; posso testemunhar isso, com a voz da experiência, desde que me tornei membro do Conselho Episcopal do Regional Nordeste 2, no ano 2000. Seja bem vindo! Já estando entre nós, sinta-se um de nós.
Dom Genival Saraiva de França
Presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB
Fonte: Assessoria de imprensa CNBB NE2
0 comentários:
Postar um comentário