terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Arquidiocese do Rio relembra legado de Bento XVI em Missa em Ação de Graças

Foram sete anos de frutuoso pontificado por meio do qual, de maneira afável, humilde e corajosa guiou a Santa Mãe Igreja como o Sucessor de Pedro. Bento XVI fez um trabalho apostólico fundamental e seu nome entrará para a História como o de um Pontífice que mostrou, de forma coerente, a importância do desapego às coisas terrenas e, ao mesmo tempo, provou que é possível, sim, levar o anúncio do Evangelho ao mundo de hoje.

Para agradecer por toda a dedicação de Bento XVI, a Arquidiocese do Rio de Janeiro elevou aos céus sua gratidão por esse pontificado em Missa em Ação de Graças pelo Vigário de Cristo no inicio da tarde desta sexta-feira, 22 de fevereiro, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. A data escolhida para a celebração marca também a festa da Cátedra de São Pedro, momento de relembrar a unidade da Igreja junto ao sucessor desse apóstolo.

Presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Antonio Augusto, Dom Roque Costa Souza, Dom Luiz Henrique e Dom Edson de Castro Homem, a Eucaristia visou unir a Igreja no Rio de Janeiro em um momento de oração pelo Papa, bendizendo a Deus por sua vida e pedindo que o Senhor ilumine os seus caminhos daqui para a frente.

Logo durante a acolhida, Dom Orani ressaltou o sinal de desapego do Papa Bento XVI ao poder e a sua preocupação com o futuro da Igreja.

“Nesses novos tempos, o Papa Bento XVI dá um sinal ao mundo todo do seu desapego ao poder e da sua preocupação com o bem da Igreja. Por isso mesmo queremos agradecer a Deus pela sua vida e pela sua missão e mostrar que a Igreja celebra a Cátedra de Pedro e a comunhão com a Igreja”, explicou.

Dom Orani contou também que vai junto com uma comitiva da arquidiocese para a despedida do Santo Padre no Vaticano. O arcebispo disse que pretende ter um encontro com Bento XVI para agradecer pelo pontificado e, em especial, pela escolha do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

Após a renúncia de Bento XVI, que será realizada oficialmente no dia 28 de fevereiro, às 20h de Roma (16h de Brasília), segundo anunciou o próprio pontífice em sua carta de renúncia, terá início a Sé Vacante – tempo que transcorre entre o momento em que um papa morre ou renuncia até a escolha do sucessor –, e, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, a Igreja Católica deve ter um novo Papa até a Páscoa, no próximo dia 31 de março. Após a oficialização da sua renúncia, Bento XVI segue para o Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, onde ficará hospedado até o término da reforma de sua nova residência, o Mosteiro ‘Madre Ecclesia’.

Fonte: Portal ArqRio 
           Raquel Araujo

0 comentários:

Postar um comentário