O presidente da Cáritas Portuguesa pediu hoje aos católicos para se voluntariarem no peditório anual que a instituição organiza em várias cidades de quinta-feira a domingo.
“O meu apelo não se dirige apenas às pessoas que dão dinheiro, mas também para quem vai pedir, sabendo eu que a sua tarefa não é fácil e implica um esforço muito grande”, declarou Eugénio Fonseca à Agência ECCLESIA.
Os cerca de cinco mil voluntários que participam anualmente na campanha, número que o responsável considera “insuficiente”, angariaram 298 266,13 euros em 2012.
“Se as nossas comunidades cristãs conseguirem colocar na rua o número de pessoas suficiente para que ninguém fique sem a possibilidade de partilhar, podemos ter valores aproximados aos do ano passado”, apontou.
A instituição católica não pode fazer “apelos generalizados” ao envolvimento na recolha das ofertas porque a tarefa tem de ser entregue a pessoas conhecidas das estruturas locais da Cáritas, de modo a assegurar que “não há desvios” nos donativos.
O responsável está consciente de que “há razões” para que os resultados do peditório desta semana sejam inferiores aos de 2012, mas sublinha que “a alma portuguesa sabe puxar pelas suas energias de generosidade nas horas de maior aflição”.
Os donativos só devem ser entregues a pessoas com cartão de identificação e caixa que com o logótipo da instituição, ou através de transferência para a conta bancária da Cáritas diocesana.
A Cáritas Portuguesa assinala até domingo a sua Semana Nacional, dedicada ao tema ‘Fé comprometida. Cidadania ativa’.
Fonte: Agência Ecclesia
Fonte: Agência Ecclesia
0 comentários:
Postar um comentário