quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Um ano de celebrações no Memorial Frei Damião


Neste domingo (17) na cidade de Caruaru-PE, os devotos do Frei Damião de Bozzano celebraram uma missa às 9h, no terreno onde será edificado o Memorial, Museu e Cripta definitiva do “Apostolo do Nordeste”. Também foi apresentado aos romeiros frei Abelardo Oliveira, OFMCap. presidente da DamiaOrg, que cuidará da construção e organização do Santuário.

Às 6h, teve início a caminhada dos devotos saindo da Igreja do convento dos capuchinhos em direção ao terreno, em percurso de aproximadamente 10 KM, que os romeiros fazem em 2 horas, rezando e cantando durante a caminhada que acontece todo 3º domingo de cada mês a um ano. Ao chegarem são recepcionados por paroquianos do Coração Eucarístico, e recebem água e alimentos para em seguida participarem da Santa Missa.

Os romeiros estavam muito felizes com a celebração do primeiro ano de Missas no futuro Memorial do Agreste e frei Abelardo aproveitou a oportunidade para anunciar que ainda este mês terá início à construção de um galpão para acolher as pessoas durante as celebrações que se tornarão mais frequentes após a construção. Antes da Missa, os frades atenderam a confissões e ao termino foi dada uma bênção aos motoristas e seus veículos ali presentes. Já frei Lopes, que tem conduzido todos os meses a “caminhada com frei Damião” destacou o crescente número de pessoas nas caminhadas (mais de 200) e nas Missas mensalmente.

Os frades capuchinhos da PRONEB – Província N. Sra. da Penha do Nordeste do Brasil, criaram a organização DamiaOrg, em uma assembleia no ano 2012, onde foi eleita a diretoria que será responsável pela construção e administração do futuro Santuário. O presidente é frei Abelardo Oliveira e vice-presidente frei Antônio Lopes, e conta também com os frades Jociel Gomes (vice-postulador da causa de beatificação e canonização) frei Cláudio Simões e frei Nunes que formarão a nova fraternidade capuchinha no Santuário. Frei Francisco Barreto – provincial – enfatizou: “Estamos aguardando as obras de acesso, desmatamento e terraplanagem pelo Governo do Estado, que já se encontra em licitação, creio deve sair ainda neste semestre, então poderemos iniciar a construção dos edifícios que comporão todo o conjunto do Memorial ao frei Damião de Bozzano”.

As pessoas que fazem a “caminhada com frei Damião” testemunham que além das orações e cantos também tem conseguido ganhos em sua saúde após a longa caminhada, e que a simpatia e simplicidade do frei Lopes os cativa, a continuar e a atraírem mais pessoas da família para esse momento de fé e esperança ao encontro com o Senhor Jesus nas Missas. “Somos bem acolhidos na chegada ao “santuário”, têm água, frutas e até mungunzá quando terminamos a caminhada e depois participamos da Missa” relatou a Sra. Mariana Silva.

Fonte: Pascom da Diocese de Caruaru

0 comentários:

Postar um comentário