segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Semana Teológica chega ao fim com grande êxito, na Arquidiocese de Maceió

Terminou na manhã desta sexta-feira (10), no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, em Maceió, a Semana Teológica que teve como objetivo celebrar os 50 anos da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, contemplando o contexto histórico e teológico do Concílio, bem como os documentos “Dei Verbum”, “Lumen Gentium”, “Sacrosanctum Concilium” e “Gaudium et Spes”. 

“Gaudium et Spes: a renovação conciliar na Teologia Moral e o diálogo da Igreja com o mundo moderno”, eis o tema da última conferência do evento, proferida pelo padre Márcio Fabiani Nobre e Silva, mestre em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana de Roma. Na ocasião, disse que “estamos vivendo um tempo de graça de tudo aquilo que o Concílio Vaticano II transformou ao longo da história. A sociedade mudou muito do Concílio até hoje, e a Igreja tem buscado o diálogo e acompanhado essas mudanças”.

Após a fala do preletor, o vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, monsenhor José Augusto Melo, fez os agradecimentos àqueles que estiveram envolvidos nesta Semana Teológica.

“O Seminário, enquanto Academia, tem o dever de abranger mais a todos. Que esta Semana Teológica seja o começo de a gente se perguntar, e se perguntar juntos, nas perguntas que o tempo presente nos desafia, e juntos possamos buscar as longas respostas... A Igreja tem de ouvir o mundo, estar sempre aberta ao diálogo, sem medos e sem aquelas vontades de querer responder sozinha... Nestes dias, apenas abrimos páginas do Vaticano II, páginas que se apresentam para nós como fonte a fim de que a gente beba”, finalizou o vigário-geral. 

Segundo estimativas dos organizadores, mais de 300 pessoas estiveram presentes ao longo da Semana Teológica dentre sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos. Aos interessados, a Arquidiocese de Maceió junto com o Seminário emitiram um certificado com 20 horas-aulas. 

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Maceió

0 comentários:

Postar um comentário