O Seminário Propedêutico São José promoveu neste último final de semana o Encontro Vocacional Diocesano com a participação de 38 jovens vocacionados de várias partes da Diocese de Patos. Este encontro, já tradicionalmente realizado em três dias no mês de agosto, tem como objetivo o aprofundamento e discernimento sobre o chamado de Deus para cada um dos participantes.
Trata-se de uma preparação remota necessária para aqueles que almejam o ministério ordenado. O encontro foi coordenado pelos padres Leonardo e Alixandre, com o auxílio dos seminaristas menores e de pessoas amigas que colaboram com a formação naquele instituto.
O Seminário São José foi fundado em 1978 por Dom Expedito Eduardo de Oliveira, por recomendação expressa de Sua Santidade João XXIII na Bula “Quandoquidem Deus” que criou a Diocese de Patos em 1959:
“Mandamos igualmente e ao bispo impomos grave obrigação que se funde um seminário ao menos elementar para meninos escolhidos que por vocação divina sejam chamados ao sacerdócio: são na verdade a esperança de toda a Igreja”.
O atual prédio do seminário foi inaugurado por Dom Gerardo Ponte em 1989. Por ele passaram quase todos os padres desta Diocese. Hoje abriga nove seminaristas, dos quais quatro se preparam para ingressar no Seminário de Filosofia em Cajazeiras-PB.
Fonte: Pascom da Diocese de Patos
0 comentários:
Postar um comentário