Batista AraújoNos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2012 no Instituto Salete, Jardim Social, Curitiba, estiveram reunidos alguns representantes das Comissões sobre Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de algumas Dioceses do Paraná (Regional Sul 2 da CNBB) com o intuito de iniciar uma articulação deste trabalho nas Províncias Eclesiásticas e respectivas Dioceses do estado.
O encontro contou com a presença do bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Sul 2 (PR), dom Moacyr José Vitti, com o assessor Nacional da CNBB, padre Elias Wolff e com o Assessor do Regional Sul 2, padre Audinei Carreira da Silva. As Dioceses representadas, de um total de 16, foram 8: Curitiba, Apucarana, Londrina, Maringá, Palmas-Francisco Beltrão, Jacarezinho, Umuarama e Paranavaí.
Padre Elias Wolff orientou o Curso, tratando das questões teológicas e pastorais do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Destacou que para se avançar no ecumenismo é necessário rever a eclesiologia que possuímos. O ecumenismo é constitutivo do modo de ser Igreja, e somente uma Igreja no horizonte do Concílio Vaticano II é que se configura aberta para o ecumenismo. Os cristãos católicos que possuem resistências ao ecumenismo não seguem o Vaticano II.
No dia 17, após a recepção e acomodação dos presentes, houve na sala de conferência uma oração inicial, a auto-apresentação dos presentes e a elaboração do Cronograma de atividades. Na sequência, o conferencista, padre doutor Elias, iniciou sua fala, na qual abordou diversos temas relacionados ao Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. No dia seguinte, após o café e a oração da manhã, a fala de padre Elias prosseguiu até às 11h, quando dom Moacyr presidiu a Santa Missa pela União dos Cristãos.
No período da tarde, padre Elias prosseguiu sua conferência até às 18h30, quando houve o jantar, um momento de confraternização e a projeção de um filme sobre a questão ecumênica no Concílio Vaticano II. No dia 19, às 7h da manhã, padre Audinei presidiu a missa convidando todos a celebrar com ele o seu 390 aniversário de Sacerdócio. Após o café, o representante de cada Diocese presente apresentou de forma sucinta o trabalho que está sendo feito na sua região sobre o tema. Em seguida, padre Elias comentou um pouco tais apresentações, sintetizando-as em três focos: formação, ação social conjunta e aspecto celebrativo.
Finalmente, após uma breve avaliação do encontro, foram feitos alguns encaminhamentos: 1) Reunir uma vez por ano os representantes das Dioceses que estiveram presentes e, se possível, das Dioceses ausentes; 2) Constituir uma Comissão Regional a partir das quatro Províncias Eclesiásticas do PR; 3) Despertar e articular, a partir de cada Província Eclesiástica, o trabalho ecumênico, iniciando pela escolha de uma pessoa referencial em cada Diocese, em sintonia com o assessor Regional, padre Audinei, com o objetivo de se formar, posteriormente, onde ainda não existe, uma Comissão sobre o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso em cada Diocese. Após o encontro, a Comissão Regional, formada pelos representantes das quatro Províncias Eclesiásticas reuniram-se, a fim de elaborar um Plano Estratégico para o próximo ano.
“O encontro foi muito positivo para a convivência e aproximação daqueles que se identificam com esta causa. Foi também um excelente momento de partilha das experiências de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso vividas em cada realidade particular. Além disso, serviu como uma força motivadora para avançar ainda mais nesta questão, uma vez que esta temática ainda é periférica nos ambientes internos e externos da Igreja”, afirmou padre Elias.
Fonte: CNBB
0 comentários:
Postar um comentário