sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comissão para o Laicato se reúne na CNBB


Nos dias 30 e 31 de agosto, a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato se reuniu da sede da CNBB, em Brasília (DF), para tratar e analisar o andamento dos projetos da comissão. A reunião foi uma retomada dos projetos previstos para 2012, voltados à perspectiva da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II.

A comissão é formada por quatro bispos. À frente da presidência está o bispo de Caçador (SC), dom frei Severino Clasen. Também fazem parte da comissão o bispo de Brasilândia (SP), dom Milton Kenan Júnior; o bispo de Macapá (AP), dom Pedro José Conti; bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira.

“Na reunião revimos o que estava planejado. revimos também as atividades que não foram realizadas no primeiro semestre deste ano, e redimensionamos para o segundo semestre”, explica o bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira, membro da comissão.

Na pauta da reunião estavam diversos projetos de eventos organizados pela comissão. Dentre eles o 5º Seminário dos Bispos Referenciais dos Leigos e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) – que será realizado em Brasília, no mês de setembro –, e outras reuniões com grupos de reflexão sobre o laicato, voltadas à formação.

Durante a reunião, os bispos trataram de encontros do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Camara (Cefep). Os membros também debateram sobre os temas abordados no IX Encontro Latino-Americano e do Caribe das CEBs, que aconteceu em junho, em San Pedro Sula, Honduras.

A comissão também criou um grupo de trabalho para apreciar uma proposta referente à celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II. “Criamos uma comissão de teólogos e teólogas, leigos, leigas e padres, para pensar um projeto de como os leigos irão celebrar dos 50 anos do Concílio”, disse dom Giovane.

Fonte: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário