A Missão Continental vivida na atualidade universitária: experiências de sucesso na Argentina e no Chile é o tema de uma das oficinas do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) que será realizado de 12 a 14 de outubro em Curitiba, no Paraná. O objetivo da oficina, que será ministrada em língua espanhola, é partilhar as experiências dos projetos "Manos a la Obra" e "Misión País" realizados na Argentina e no Chile, respectivamente.
Segundo o colaborador do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Leonardo Cortes Cavalcante, os projetos que serão apresentados na oficina têm levado milhares de universitários a olhar de uma nova maneira o ser cristão no mundo contemporâneo.
Leonardo é estudante de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC em São Paulo. Ele conheceu e participou da Missão Continental empreendida por universitários argentinos e chilenos durante viagem pela América Latina e ministrará a oficina junto com os jovens Maximiliano Stronati e Fernanda Santucci, da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Mendoza-Argentina, e Joaquin de la Maza e Michelle Smith da Pastoral Universitária da PUC de Santiago-Chile. Os cinco jovens afirmam que os projetos que serão apresentados na oficina tem ajudado a transmitir a esperança e alegria dos jovens da Igreja as comunidades onde estes se fazem presentes e por isso acreditam na importância de trazer essa experiência para o Brasil.
A seguir, um pouco mais sobre a Missão e a oficina que será realizada no 2º EBRUC nas palavras universitário brasileiro Leonardo Cortes Cavalcante:
Rede de articulação latino-americana de Pastoral Universitária
Com o intuito de promover uma rede de irmãos e irmãs que, ao largo de nossa querida América Latina, se doam para a evangelização nos ambientes universitários e acadêmicos, foi criada em 2010 uma rede de articulação latino-americana de Pastoral Universitária. Essa rede tem o intuito de aproximar as realidades de ações evangelizadoras presentes nos países da América Latina e, em união, promover o intercâmbio de sonhos, realidades e comunhão no processo de evangelização deste público tão singular.
Oficina no 2º EBRUC
Assim, com muita alegria, tendo em vista o chamado do Documento de Aparecida para estarmos em estado permanente de missão e a motivação de se trabalhar em rede na América Latina, teremos aqui no Brasil nossa primeira ação concreta como parte dessa rede. Essa ação ocorrerá no 2º EBRUC e se dará como uma das oficinas a serem apresentadas nesse grande encontro.
Vamos receber os argentinos Maximiliano Stronati e Fernanda Santucci e os chilenos Joaquin de la Maza e Michelle Smith que compartirão conosco o que são e as mudanças geradas pelos projetos "Manos a la Obra" e "Misión País".
"Um novo sol, se levanta, sobre uma nova civilização que nasce hoje”. Nesse espírito de Jornada Mundial da Juventude, recordo uma parte do hino da JMJ realizada em Buenos Aires, em 1987, que traz em si uma grande motivação vivida pela Pastoral Universitária nos dias de hoje. Por isso, convido a todos que, com muita alegria, possam participar conosco desse grande momento da Igreja na América Latina. Que Nossa Senhora de Guadalupe proteja a todos nós!
Fonte: CNBB
0 comentários:
Postar um comentário