A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento de dom José Foralosso, bispo emérito de Marabá (PA). O falecimento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22 de agosto, em um hospital em Marabá. O bispo estava internando, em estado de coma, desde 5 de junho, quando teve um AVC enquanto celebrava a eucaristia.
A biografia de dom José tem a marca do entusiasmo e dedicação ao serviço pastoral. Italiano, fez a sua preparação para o ministério presbiteral em Roma, onde professou como religioso Salesiano. Em sua congregação, colaborou por alguns anos na formação e na pastoral paroquial.
Transferido para o Brasil, atuou, por mais de vinte anos, em diversas paróquias, e fez o curso superior de pedagogia. Em 1991, foi nomeado pelo papa João Paulo II como bispo da diocese de Guiratinga (MT), onde esteve até 2000, quando foi transferido para Marabá (PA).
Seu lema episcopal “Ut vitam habeant” (Para que tenham vida) resume a dedicação com que serviu à Igreja em frentes desafiadoras da ação evangelizadora. Estamos unidos aos familiares de dom José, a dom Jesus Maria, Administrador Apostólico, aos religiosos salesianos e ao povo de Marabá. Agradeçamos a Deus, na experiência de confiança e de fé nas promessas do Ressuscitado.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB
Fonte: CNBB
0 comentários:
Postar um comentário