Há 13 anos, a igreja católica perdia um de seus maiores líderes, o ex-arcebispo de Olinda e Recife Dom Helder Câmara. Mais que uma liderança religiosa, Dom Helder era referência na luta pela paz e pela justiça social tanto que seus exemplos e palavras foram perpetuados até hoje. Em homenagem à sua memória, dom Helder terá seus restos mortais trasladados para uma capela especialmente projetada para recebê-los na Igreja da Sé, em Olinda. Junto deles, serão colocados também os despojos do padre Antônio Henrique Pereira Neto e de dom José Lamartine, ambos amigos do religioso. A cerimônia será presidida às 9h pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Dom José Lamartine e padre Antônio Henrique também contribuíram para a ação pastoral da igreja católica local. O primeiro foi bispo auxiliar e segundo, assessor da Pastoral da Juventude durante o pastoreio de Dom Hélder Câmara.
Padre Antônio Henrique foi torturado e assassinado no ano de 1969, durante o regime militar. Crime impune até hoje, mas que ganhou prioridade nas investigações da Comissão Estadual da Memória e Verdade. O sacerdote é tido como "Mártir da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife".
Fonte: Diário de Pernambuco
0 comentários:
Postar um comentário