quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Núncio Apostólico na Síria pede respeito pelo direito humanitário

O núncio apostólico em Damasco, Dom Mario Zenari, reagiu às declarações do Presidente dos Estados Unidos Barak Obama, que cogitou uma intervenção militar caso sejam utilizadas armas químicas no conflito na Síria. Dom Zenari apelou ao respeito pelo “direito humanitário” no país. 

Entrevistado pela RV, o núncio opinou que “neste momento, é preciso exigir de todas as partes em conflito o rigoroso respeito do direito humanitário internacional, que tem sido pisoteado por culpa de todos os beligerantes”. 

O arcebispo não comentou especificamente as recentes declarações de Obama, mas insistiu na convicção de que “aquilo que é preciso exigir neste momento é o respeito pelos limites que já se encontram fixados pelo direito humanitário internacional”. O conflito entre as forças de al-Assad e os opositores causou mais de 23 mil mortos em 17 meses.

O diplomata da Santa Sé reconheceu: “Estamos todos sem palavras, e há a impressão, um receio generalizado, de que as coisas estão fugindo do controle”.

Um motivo de esperança existe: a chegada do novo mediador internacional, Lakhdar Brahimi, que reabre espaço no campo das negociações. Para o núncio apostólico, “a comunidade internacional não deve desistir, mas continuar a tentar”.

O arcebispo italiano faz votos que “todos os grupos étnicos e religiosos da Síria encontrem o caminho da paz”. 

Fonte: Rádio Vaticano 

0 comentários:

Postar um comentário