Dom Fernando e Padre Glênio |
Moradores e turistas se reuniram no Bosque Flabboyant na espera pela procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Fernando de Noronha, na noite desta quarta (29). O arcebispo de Olinda e Recife, Fernando Saburido, veio à ilha para participar da programação. Dom Fernando disse que é um privilégio para Noronha ter Maria, mãe de Jesus, como padroeira. “Este é um momento importante para a ilha e eu não poderia deixar de estar presente” afirmou o arcebispo.
O religioso também avaliou como um avanço o fato da Igreja Católica insular ter um um padre residente, Glênio Guimarães. Durante mais de 50 anos a ilha só contava com sacerdotes que visitavam Fernando de Noronha nos períodos de festividade. Há dois anos passou a ter um pároco morando em Noronha. “É salutar, uma forma de propagar as questões da Igreja. Quero fazer, em breve, uma visita pastoral para ver o que a comunidade tem achado deste nova fase” disse Dom Fernando.
Antes da procissão, a banda da Escola Arquipélago se apresentou. Entras outras músicas executou o hino da padroeira, composto pela historiadora Marieta Borges. O administrador do distrito, Romeu Baptista, fez questão de prestigiar o evento religioso. Depois da apresentação musical os fiéis seguiram em procissão pelas ruas da ilha. A imagem da santa foi transportada em um carro do Corpo de Bombeiros. Ao chegar na Igreja dos Remédios, que estava lotada, a imagem de Nossa Senhora foi aplaudida de pé.
A pesquisadora Marieta Borges, que estava emocionada, foi saudada pelo padre Glênio por conta da contribuição que tem dado as questões católicas da ilha há quase 40 anos. A celebração foi comandada pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, e contou ainda com a participação do pároco de Noronha, Glênio Guimarães e os padres João Carlos Ribeiro, Josenildo Ferreira. A moradora da ilha, Jane Soares, disse que sempre acompanha as homenagens a Senhora dos Remédios. “É um momento marcante para Noronha. Eu faço questão de vir, isso me deixa muito feliz, contou. Depois da missa o padre João Carlos ainda fez um “show –mensagem”, encerrando a programação.
Fonte: Site Viver Noronha
0 comentários:
Postar um comentário