De 12 a 18 de agosto acontece a XVI Semana Nacional da Família. Na Arquidiocese da Paraíba a abertura será no dia 11 (sábado), às 15h, no Colégio das Lourdinas, em João Pessoa. O tema da XVI Semana Nacional da Família (SNF) é: “A Família: o Trabalho e a Festa”, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“O Trabalho e a Festa estão intimamente ligados à vida das famílias: condicionam suas escolhas, influenciam o relacionamento entre os cônjuges, entre pais e filhos, incidem sobre a relação da família com a sociedade em geral e com a Igreja. A Bíblia (Gênesis 1-2) nos diz que a família e o trabalho constituem dádivas e bênçãos de Deus para nos ajudar a viver uma existência plenamente humana”, explica o casal Clidenor e Edite, da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar.
Para a abertura espera-se a participação das famílias de todas as comunidades paroquiais que, em caravanas, deverão levar faixas e outros meios em que possam expressar o que disse o Papa Bento XVI, em Milão, Itália, no VII Encontro Mundial das Famílias: “A família, o trabalho e a festa são dons, bênção de Deus para vivermos mais plenamente nossa vida na terra”.
“A participação efetiva das paróquias na abertura (sábado) e nas celebrações durante a Semana faz com que a SNF seja grande. Portanto, contamos com a motivação dos padres, coordenadores de pastorais, movimentos e serviços, além de toda a Igreja, para que, unidos, possamos comemorar essa data de uma forma completa”, afirmam Clidenor e Edite, que completam com um texto de Dom João Wilk: “Nesta Semana, somos todos convidados a olhar a família “com os olhos de Deus, descobrir e valorizar o que é precioso na família, o sentido de ser família, o valor do trabalho como atividade que dignifica o homem e dá sustento, e a festa como momento de se alegrar com a convivência uns com os outros, momento de se relacionar com familiares e com os demais”.
Esperamos que a Semana Nacional da Família seja celebrada nas paróquias com todos os tipos de atividades, onde incluam todas as famílias. Pedimos, encarecidamente, aos padres, para que façam pregações nas Missas e utilizem a liturgia para fazer menção e envolver a família, pois a animação é essencial para o sucesso da celebração desta Semana em suas paróquias.
Mais informações: Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar - Clidenor e Edite: 9981-0917.
Fonte: Pascom da Arquidiocese da Paraíba







0 comentários:
Postar um comentário