quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Projetos nas áreas de saúde e sustentabilidade recebem Prêmio Pastoral da Saúde 2012


Reconhecimento e satisfação foram os sentimentos dos vencedores do Prêmio Pastoral da Saúde 2012, ocorrido no último sábado (04), na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Bairro Novo, Olinda-PE. Os troféus foram entregues pelo bispo referencial da Pastoral da Saúde NE2, Dom Fernando Saburido, após missa solene, à sete projetos nas áreas de saúde e sustentabilidade.

O Prêmio idealizado pela Pastoral da Saúde NE2 (AL,PB,PE,RN) valoriza boas ações e iniciativas realizadas por organizações da sociedade, governo e mídias, nas áreas de saúde e sustentabilidade. Os projetos vencedores foram premiados nas categorias: Destaque Mídias, Destaques do Ano e Trabalhos Científicos.

Para a presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Helena Maria Carneiro Leão, a premiação é muito importante. “Para mim é uma honra receber essa premiação. Estou muito emocionada e sei que esse reconhecimento resgata cada vez mais o compromisso social do médico que, junto ao Conselho de Medicina, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e a parceria com a sociedade, criamos esta ação que traz para perto dos profissionais, os problemas da comunidade”, discursou. A Caravana Cremepe recebeu o prêmio Destaque do Ano em Saúde Pública.

Na categoria Destaque Mídia Saúde Pública, a série Cidadania no Esgoto do jornalista Leonardo Echeverria, exibida no Jornal do Commercio, foi a vencedora. Já na categoria Destaque Mídia Sustentabilidade, quem venceu foi o programa semanal da Rede Globo, ‘Nordeste Viver e Preservar’. “É um dos maiores incentivos que já tivemos ao longo de seis anos de programa. É muito bom saber que a Igreja está atenta acompanhando. E nós, cumprindo o nosso papel, que é de conscientizar as pessoas de preservar a natureza e conservar o planeta, e não destruímos”, ressaltou o apresentador da Rede Globo, Francisco José.

Segundo o coordenador da Pastoral da Saúde NE2, Vandson Holanda, a terceira edição da premiação teve bom êxito, principalmente pelos vários trabalhos participantes. “Tivemos diversos projetos inscritos desde o mês de fevereiro, e posteriormente escolhemos de forma seletiva os vencedores 2012. Hoje, celebramos com muita satisfação, a culminância dessa iniciativa que reconhece e valoriza trabalhos nas áreas de saúde e sustentabilidade”, explicou.

Também foram premiados o Escritório de Arquitetura César Barros, com o projeto ‘Ciclofrescas: Ciclovias sombreadas para a região metropolitana de Recife’ na categoria Destaque do Ano em Sustentabilidade, e os trabalhos científicos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ‘Humanização através da arte’ e ‘Ponto de leitura Mais/HC: divertindo, cuidando e informando’. Ainda na categoria trabalhos científicos, o projeto da equipe de Vigilância Epidemiológica do Distrito III da Prefeitura do Recife, ‘Importância da realização do exame de HIV em pacientes com tuberculose e da implantação do teste rápido nas unidades do Distrito Sanitário’ foi o vencedor do terceiro lugar.

Durante a solenidade, Dom Fernando Saburido enfatizou a importância do dia nacional da saúde que é comemorado em cinco de agosto. A data celebra também o aniversário de Oswaldo Cruz, conhecido como pai da saúde pública do Brasil.

Fonte: Pastoral da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário