Cidade do Vaticano, 01 fev 2014 (Ecclesia) – O ano da Vida Consagrada 2015, convocado por Francisco, foi apresentado esta sexta-feira, no Vaticano.
“O Ano está pensado no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada”, afirmou o cardeal João Braz de Avis, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, em conferência de imprensa.
Além da valorização da vida consagrada, como primeiro objetivo deste ano, o cardeal sublinhou que se trata também de “abraçar o futuro com esperança” e “viver o presente com paixão”.
“Será um momento importante para dar testemunho da beleza de seguir Cristo nas múltiplas formas em que se mostra a nossa vida”.
“Os consagrados querem despertar o mundo com o seu testemunho profético, reconhecendo o testemunho dos fundadores e a sua presença nas periferias existentes na pobreza e no pensamento, como pediu o Papa Francisco”, conclui.
A celebração do ano vai iniciar em outubro, terá uma jornada mundial “Pro Orantibus” e uma assembleia plenária da congregação para todos os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica com o tema “A novidade da vida consagrada a partir do Vaticano II”.
Vão ser muitos os encontros internacionais e celebrações valorizando os votos da consagração, no decorrer do ano, e atualizados vários documentos relacionados com a autonomia e clausura das religiosas contemplativas, com a vida em missão bem como com a gestão de bens por parte dos consagrados.
O fim do ano dedicado à vida consagrada está previsto para novembro de 2015 com celebração pelo Papa Francisco, mas o programa deve ser ainda definido este domingo.
O ano da Vida Consagrada foi anunciado pelo Papa Francisco, em novembro de 2013, no final do encontro com os 120 superiores gerais dos institutos religiosos masculinos.
0 comentários:
Postar um comentário