terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dom Edvaldo Gonçalves do Amaral: 70 anos como Salesiano de Dom Bosco




O Arcebispo emérito de Maceió, Dom Edvaldo Gonçalves do Amaral, comemorou no último dia 31, dia de São João Bosco, o 70º aniversário de profissão religiosa como Salesiano. Uma Celebração Eucarística, realizada na Basílica do Sagrado Coração, Colégio Salesiano de Recife, celebrou a importante data com a participação de toda comunidade a qual Dom Edvaldo pertence. O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e o bispo de Penedo/AL, Dom Valério Breda (salesiano, ex-inspetor do nordeste) também estiveram presentes na ocasião.

Dom Edvaldo fez os votos religiosos na Congregação Salesiana em 31 de janeiro de 1944, em Jaboatão – Colônia-PE e foi ordenado na Catedral de São Paulo em 8 de dezembro de 1954.

Durante sua caminhada desempenhou funções diversas como: Secretário Inspetorial dos Salesianos no Nordeste e Diretor dos Colégios de Aracaju, Recife e Natal. 

Sagrou-se bispo em Natal no dia 20 de abril de 1975 e passou pela Arquidiocese de Aracaju (como bispo auxiliar), Diocese de Parnaíba-PI até ser transferido para a Arquidiocese de Maceió em 1986.

Dom Edvaldo foi pastor da Arquidiocese de Maceió até julho de 2002 e depois de tornar-se emérito, fixou residência no Colégio Salesiano do Recife.

0 comentários:

Postar um comentário