quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Arquidiocese da Paraíba: Hospital Padre Zé terá mais 40 leitos


Dom Aldo lança “pedra fundamental” da obra nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, às 16h, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, faz o lançamento da “pedra fundamental” da construção de um anexo para mais 40 (quarenta) leitos no Hospital Padre Zé, pertencente à Obra da Ação Social Arquidiocesana (ASA), localizado na Av. Desembargador Boto de Menezes, 657, bairro de Tambiá, em João Pessoa (PB). Convidam para o lançamento o Hospital Padre Zé/Instituto São José e o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep).
Segundo a Diretora Administrativa do Hospital, Geniele Tenório Cavalcante da Silva Carvalho, atualmente o Padre Zé tem uma enfermaria com 60 (sessenta) leitos. “Até o fim de março deste ano deve ser finalizada a construção de um espaço com mais 12 leitos para pacientes que precisam de cuidados mais especiais. Com o lançamento dessa ‘pedra fundamental’, em breve, o Padre Zé terá 112 leitos, para atender principalmente a nossa maior demanda, que é de pacientes geriátricos”, explica a diretora Geniele.
O Hospital Padre Zé possui ainda um ambulatório com consultas médicas, exames laboratoriais, ultrassonografia, raio-x, sessões de fisioterapia, entre outros serviços e atendimentos. A unidade é filantrópica e se mantém com recursos do SUS e doações.

O lançamento faz parte das comemorações dos 100 anos de elevação da Diocese da Paraíba ao título de Arquidiocese da Paraíba e sede da Província Eclesiástica (1914-2014). Para marcar o centenário, uma Solene Celebração vai ocorrer neste sábado, dia 22 de fevereiro, às 16h, no Adro da igreja de São Francisco, no Centro de João Pessoa.

A Diocese da Paraíba foi criada no dia 27 de abril de 1892 pela Bula “Ad Universas Orbis Ecclesias”, do Papa Leão XIII. Foi canonicamente instalada no dia 4 de março de 1894 com a chegada do seu 1º Bispo, Dom Adaucto Aurélio de Miranda Henriques. No dia 6 de fevereiro de 1914, pela Bula “Maius Catholicae Religionis Incrementum”, do Papa Pio X, a Diocese da Paraíba foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana. Aos poucos, foram sendo desmembradas partes do seu território e criadas as seguintes Dioceses: Cajazeiras (1914), Campina Grande (1949), Patos (1959) e Guarabira (1980).

Mais informações: Hospital Padre Zé: 3241-6732. Presidente do Instituto São José e responsável pelo Hospital: Côn. Egídio de Carvalho Neto.

Eisenhower Almeida de Albuquerque

0 comentários:

Postar um comentário