segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Centenário da Arquidiocese da Paraíba


O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, presidiu neste sábado, 22, no Adro da igreja de São Francisco, Centro de João Pessoa, a Solene Celebração comemorativa dos 100 anos de elevação da Diocese da Paraíba ao título de Arquidiocese da Paraíba e sede da Província Eclesiástica (1914-2014) e de encerramento do primeiro Sínodo Arquidiocesano.

Dom Genival Saraiva, presidente da Regional Nordeste II da CNBB, esteve presente na ocasião e leu a homilia escrita pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que viria representando o Papa Francisco, mas não pôde estar presente.

A celebração contou ainda com a presença de vários Bispos do NE 2 e dezenas de padres, além de cerca de 8 mil pessoas da Paraíba, Rio Grande do Norte e de Pernambuco, além de autoridades civis. 

Em seu discurso, Dom Aldo Pagotto, agradeceu a Deus pelo momento e enfatizou a importância do servir para a Igreja: “Resta-nos agradecer a Deus pelo seu imenso amor manifestado por nós, ao tempo em que nos dispomos a servi-lo em sua Igreja, para em tudo amar e servir, para a sua maior honra e glória e para o crescimento do reino de Deus”, disse o arcebispo.

História

A história da Arquidiocese da Paraíba remonta ao dia 27 de abril de 1892 quando o Papa Leão XIII, pela Bula Ad Universas Orbis Ecclesias desmembrou o território que compreende os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, constituindo assim uma nova Diocese com sede na então Capital paraibana. A nova Diocese só foi instalada dois anos depois, aos 4 de março de 1894, com a chegada do seu primeiro Bispo, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques. 

Aos poucos, parte do território original da Diocese foi se reconfigurando em outras circunscrições. Em 1909 foi criada a Diocese de Natal, desmembrando todo o Rio Grande do Norte. Em 1910, tanto a Diocese de Natal quanto a então Diocese da Paraíba tornaram-se sufragâneas da recém-elevada Arquidiocese de Olinda e Recife.

Em fevereiro de 1914, apenas vinte anos depois da chegada de Dom Adauto, pela Bula Maius Catholicae Religionis Incrementum, o Papa São Pio X cria a Diocese de Cajazeiras no sertão paraibano e, ao mesmo tempo, eleva a Diocese da Paraíba à condição e dignidade de Arquidiocese e Sede Metropolitana, tendo por sufragâneas as duas Dioceses que haviam sido desmembradas do seu território: Natal e Cajazeiras.



0 comentários:

Postar um comentário