“Futuro sem fome” é o título do Congresso sobre fome global e segurança alimentar sustentável que se realiza esta sexta-feira e sábado, em Viena, na Áustria.
Organizada pela Caritas Internacional, o evento recebeu o apoio da organização da Rio+20, entre outras instituições.
Segundo dados citados pela organização, 925 milhões de pessoas no mundo passam fome. A cada 12 segundos, uma criança morre por inanição. “A fome não é um evento natural, mas tem causas sociais, econômicas e políticas. É uma tragédia global, sobretudo porque é evitável” – lê-se no site da Caritas Internacional.
Neste Congresso, a Caritas reúne especialistas no setor para lutar juntos contra a fome. Participarão autoridades públicas, eclesiásticas, acadêmicos, jornalistas e representantes da sociedade civil de todo o mundo.
Na pauta, todos os desafios que se apresentam para alcançar a segurança alimentar hoje, como as causas crônicas da fome global, o comércio agrícola mundial, os conflitos armados, a eficácia da ajuda ao desenvolvimento, a especulação dos preços dos alimentos, as políticas de grilagem de terras, mudanças climáticas e estilos de vida sustentáveis.
Participam do evento, entre outros, o Enviado Especial da ONU e ex-Secretário-Geral, Kofi Annan, o Presidente da Caritas Internacional, Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga Cardinal, e o Arcebispo de Viena, Card. Christoph Schönborn.
Esta sexta-feira, os temas principais serão a ação em regiões afetadas pela fome, as Metas da ONU para o Desenvolvimento do Milênio, comércio agrícola e o papel da ajuda ao desenvolvimento.
Fonte: Rádio Vaticano
0 comentários:
Postar um comentário