segunda-feira, 18 de junho de 2012

A riqueza da vida monástica e contemplativa no Brasil


 Está em andamento, em Aparecida, o Encontro Nacional da Vida Monástica e Contemplativa, promovido pela Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e representantes da vida monástica e contemplativa.

Na abertura do evento, no dia 16, estavam presentes o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz, o Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, o Secretário-Geral, Dom Leonardo Steiner, a Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Ir. Márian Ambrósio, entre outros.

Em sua fala, D. Raymundo deu as boas-vindas aos cerca de 200 participantes e manifestou a alegria em acolhê-los na Arquidiocese de Aparecida, destacando que a vida monástica e contemplativa é fundamental para a Igreja.

“A Igreja depende da oração e intercessão dos religiosos de vida monástica e contemplativa. Assim como a vida de Cristo em Nazaré, os contemplativos vivem no escondimento, na humildade, no silêncio de suas clausuras”, disse.

Por sua vez, o Cardeal João Braz de Aviz manifestou a satisfação de deixar Roma para estar neste encontro. “Estava ansioso por estar aqui. Sempre amei os religiosos. E em minha pessoa, sintam-se abençoados pelo Santo Padre Bento XVI”, afirmou.

Para o Card. João Braz, a Vida Religiosa deve manter vivo no cotidiano de sua existência alguns elementos fundamentais para a vivência da santidade: a experiência profunda do amor de Deus, a dimensão trinitária que nos inspira na vivencia da fraternidade com o outro, o diferente, o contexto atual e a obediência religiosa.

0 comentários:

Postar um comentário