quarta-feira, 27 de junho de 2012

Novo presidente do dicastério vaticano para Família: a família no centro da nova evangelização


O bispo de Terni-Narni-Amelia – norte da Itália –, Dom Vincenzo Paglia, foi nomeado por Bento XVI presidente do Pontifício Conselho para a Família, sucedendo no cargo ao Cardeal Ennio Antonelli, que renunciou por limite de idade. Com a nomeação, Dom Vincenzo foi elevado à dignidade de arcebispo.

Ordenado sacerdote em 1970, Dom Vincenzo foi pároco na Basílica romana de Santa Maria no Trasteve. Ordenado bispo no ano 2000, foi recentemente nomeado presidente da Federação Bíblica Católica Internacional e, posteriormente, presidente da Comissão Ecumenismo e Diálogo da Conferência Episcopal Italiana (CEI). O novo presidente do Pontifício Conselho para a Família é também conselheiro espiritual da Comunidade romana de Santo Egidio e postulador da Causa de beatificação do arcebispo salvadorenho Oscar Arnulfo Romero. 

Em entrevista sobre a referida nomeação com a qual é chamado a novas responsabilidades, Dom Vincenzo Paglia diz: "De fato, não há dúvida de que novamente, como outras vezes em minha vida, sou chamado a novas responsabilidades. Procuro, como sempre procurei fazer, responder com prontidão ao chamado do Senhor. Desta vez o Papa me pede para assumir o Pontifício Conselho que tem a família como tema, com todas os seus aspectos multifacetários, e para mim há um significado o fato de o Santo Padre me fazer esse pedido no dia no qual visita as famílias atingidas pelos abalos sísmicos verificados na região italiana da Emilia-Romanha. É como dizer que devo seguir esse exemplo: manter-me nessa fronteira com a mesma atenção que Bento XVI sempre teve. Penso também no que foi a experiência vivida em Milão na Jornada Mundial das Famílias. Ademais, sou grato ao Senhor. Faço um agradecimento ao Papa e também uma oração a fim de que esse ministério possa ser colocado a serviço da Igreja e das famílias."

0 comentários:

Postar um comentário