terça-feira, 19 de junho de 2012

Morre o arcebispo emérito de Botucatu

Faleceu na manhã de hoje, 19 de junho, o arcebispo emérito de Botucatu (SP), dom Aloysio José Leal Penna, de 79 anos. Ele estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), em coma induzido, com falência múltipla de órgãos, respirando com ajuda de aparelhos, mas não resistiu e faleceu no início da manhã desta terça-feira.

O horário do velório ainda não foi divulgado, mas será realizado na Catedral Metropolitana de Botucatu. A arquidiocese aguarda a liberação do corpo do Hospital de Belo Horizonte, para que seja feito o translado.

Em Botucatu, será realizada missa de corpo presente e o velório. Após a homenagem, o corpo de dom Aloysio será levado ao Rio de Janeiro, onde será o enterro do religioso.

Dom Aloysio foi bispo diocesano de Bauru (SP), entre os anos de 1990 a 2000, quando foi nomeado arcebispo de Botucatu.

Trajetória

Dom Aloysio José Leal Penna nasceu em 7 de fevereiro de 1933 na cidade de Piquete (SP). Religioso jesuíta, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e bispo no dia 22 de julho de 1984. Esteve à frente da diocese de Paulo Afonso (BA) por dois anos e foi transferido para diocese de Bauru como bispo coadjutor em 10 de abril de 1988, ao lado de dom Cândido Padin, durante dois anos. No dia 4 de setembro de 1990 foi nomeado o 3º bispo diocesano de Bauru, função que exerceu até agosto do ano 2000. Em 27 de agosto de 2000 tomou posse como arcebispo de Botucatu. Sua renúncia se deu 19 de novembro de 2008, por ter completado 75 anos, idade limite para o exercício do episcopado.

Nota da arquidiocese de Botucatu

“Com imenso pesar, a Arquidiocese de SANT’ANA de Botucatu comunica que o Exmo. e Revmo. Dom Aloysio José Leal Penna, SJ, Arcebispo Emérito de Botucatu, aos setenta e nove anos de idade, faleceu santamente no Hospital Madre Teresa, Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, na cidade de Belo Horizonte, na manhã de hoje, dezenove de junho de dois mil e doze.

Seu lema episcopal “Vim para servir” era de fato a síntese de sua vida e a Arquidiocese de Botucatu agradece a Deus por nos ter dado um tão magnânimo e fiel servidor do Reino de Cristo!

Rogamos a todos que orem pelos familiares para que sintam o conforto do Divino Espírito Santo e aos padres pedimos que ofereçam missas em sufrágio de nosso amado Dom Aloysio.

Detalhes sobre horário de velório e celebrações de Santas Missas serão dadas logo em seguida.”

Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo de Botucatu (SP)

Nota de falecimento de Dom Aloysio José Leal Penna

É com profundo pesar e em comunhão de fé e esperança no Cristo Ressuscitado, que a Diocese de Bauru comunica o falecimento de DOM ALOYSIO JOSÉ LEAL PENNA, SJ, 3º Bispo Diocesano (1990-2000), ocorrido na manhã de hoje, 19 de junho de 2012, às 07h45, na UTI do Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Comunicamos que o corpo estará sendo velado na Catedral da Arquidiocese de Botucatu, onde será celebrada Missa de Corpo Presente.

Em seguida, haverá o translado do corpo para a cidade do Rio de Janeiro, onde também será velado e com celebração de Missa e Exéquias. O sepultamento dar-se a no Cemitério São João Batista de Botafogo (RJ).

Pedimos que Celebrações Eucarísticas sejam realizadas, nas paróquias de nossa Diocese, em sufrágio da alma do Pastor que serviu esta família diocesana por mais de 10 anos.

Novas informações serão apresentadas ao longo do dia, através de nossos boletins e pelo site da Diocese e demais veículos da Igreja local.

Em Cristo Ressuscitado, 
Diocese de Bauru, 19 de junho de 2012.

Dom Frei Caetano Ferrari
Bispo de Bauru

Fonte: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário