quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ministro das Relações Exteriores de Angola aponta evolução nas relações entre Estado e Igreja

O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti terminou, nesta quarta-feira uma visita de trabalho à Itália. O chefe da diplomacia angolana esteve reunido com o seu homólogo italiano para a assinatura de um acordo bilateral que permitirá a entrada sem visto, seja na Itália, seja em Angola, de portadores de passaportes diplomáticos.

No âmbito das relações entre a Igreja Católica e o Estado angolano, muito abalada pelas recentes guerras no país (a última em 2002) e, também, pela questão da restrição do sinal da Rádio Ecclesia somente à capital Luanda – mesmo havendo uma permissão para a expansão do mesmo para toda Angola – Chikoti destacou que elas estão evoluindo.

“Eu penso que essas relações andaram um pouco lentas mas agora tenho cada vez mais a certeza que elas também entraram num bom caminho. Estive a trocar algumas impressões com o nosso embaixador junto à Santa Sé e existe, naturalmente, algumas dificuldades, que vão sendo ultrapassadas com o tempo. Este que foi um fator importante mas, sobretudo, também a boa vontade do povo angolano e da Igreja Católica faz com que hoje tenhamos uma situação muito melhor do a que tínhamos a 10 anos atrás. Portanto, tudo isso entra na mesma dinâmica da consolidação das relações entre o Estado e a Igreja e sobretudo entre o governo de Angola e a Santa Sé”.

0 comentários:

Postar um comentário