O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.
A Pastoral da Pessoa Idosa, como parte da rede de ações em favor das pessoas idosas, com as visitas domiciliares mensais, acompanhando principalmente as vulnerabilizadas pela pobreza e abandono, estimula os seus membros e pessoas idosas acompanhadas para uma inserção nas ações por um envelhecimento digno, sem violência, realizando a sua missão para que as pessoas idosas tenham mais vida, dignidade e esperança.
Em Maceió:
15/06/12
9h: Sessão Solene na Câmara Municipal – entrega da “Comenda Dom Fernando Iório” a pessoas e instituições que se destacam na construção dos direitos e na defesa das pessoas idosas;
14h: Em Maceió, Caminhada pelo centro da cidade;
15h: Em Rio Largo, grande caminhada em defesa da pessoa idosa;
19h: Missa pela paz da pessoa idosa na família e na comunidade, no Clima Bom;
Dia 16/06 às 19h: Caminhada por um envelhecimento digno e sem violência na paróquia Santa Teresinha no Cj. José Tenório (serraria).
Em Brasília:
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) promoverá na próxima quinta-feira (14/06), em parceria com a Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso, presidida pelo Deputado Federal Vitor Paulo (PRB/RJ) e com a Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal, o seminário: “Dez anos do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso”, em referência a uma década de luta pela garantia do direito ao envelhecimento digno e construção de uma cidadania possível e plena. A solenidade será realizada na Câmara dos Deputados às 10h.
O Conselho Nacional irá homenagear instituições que contribuíram para a promoção e garantia dos direitos relacionados à pessoa idosa, entre elas a Pastoral da Pessoa Idosa.
Fonte: Pastoral Idosa






0 comentários:
Postar um comentário