No dia em que a Igreja Católica celebrou o Pentecostes, Arcebispo de Olinda e Recife anuncia que fará pedido de investigação à Comissão da Verdade que investigue o assassinato do padre Antonio Henrique Pereira Neto, em 1969.
O anúncio foi feito este domingo (27) - 43º aniversário de morte do padre Antônio Henrique Pereira Neto. Arcebispo Dom Fernando Saburido vai encaminhar à Comissão da Verdade o pedido de investigação do assassinato do padre pernambucano, torturado e morto com três tiros na cabeça em 26 de maio de 1969. Padre Henrique que foi um dos maiores símbolos na luta contra a ditadura militar no estado e companheiro de dom Helder Câmara na evangelização de jovens, teria recebido diversas ameaças do Comando de Caça aos Comunistas (CCC) antes do crime por sua visão crítica e ideias consideradas progressistas.
Dom Fernando também anunciou outro ato simbólico, a transferência dos ossos de padre Henrique deve ocorrer no próximo dia 27 de agosto, data de aniversário de morte de dom Hélder. A arquidiocese fará uma homenagem póstuma ao padre Henrique com o translado de seus restos mortais do Cemitério da Várzea para a Catedral da Sé, em Olinda, onde ficará ao lado do seu mentor religioso, dom Helder Câmara.
Fonte: Diário de Pernambuco
0 comentários:
Postar um comentário