Joelhos dobrados em frente ao altar, corações voltados para o Senhor que contemplava a juventude que foi só para adorá-lo. A Igreja de Sant'Ana, no centro do Rio, que também é um Santuário de Adoração Perpétua, ficou lotada pela juventude que participou alegremente da Vigília dos Jovens Adoradores, no dia 9 de novembro,rezando, louvando e dançando ao som da banda Aliança de Misericórdia e do Grupo Chamas.
Às 22h começou a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Reginaldo Manzotti, e concelebrada pelos demais sacerdores. A importância de se orar pela Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foi ressaltada.
Padre Manzotti direcionou sua homilia para estimular a confiança em Deus, chamando os fiés a verdadeiramente crerem em Jesus Cristo sem reservas. As palavras do padre tocaram a juventude que era convidada a se tornar ovelha dócil e seguir o Pastor sem medo.
“Se somos ovelhas”, disse ele, “devemos ser dóceis ao Bom Pastor. Eu creio, eu tenho fé que Jesus sabe o que preciso”. Segundo o sacerdote, para sermos dóceis, precisamos ser verdadeiros católicos, não por tradição. E por isso, precisamos nos deixar trabalhar pela Santa Igreja, crer na Eucaristia e levar Jesus ao coração dos irmãos.
Para ele, a juventude precisa ser mais decidida em sua escolha de caminhar com Cristo. A covardia e a omissão podem ser tentações perigosas para os cristãos, o que leva ao enfraquecimento da fé. Toda pessoa crê em algo, todo mundo tem fé - o problema é onde a deposita. Se ela não for de fato fundamentada em Cristo Jesus, não há sustento. “Católicos do mundo inteiro, revejam os fundamentos da sua fé”, exortou o padre.
Durante a Santa Missa, preces pela Congregação Mantenedora do Santuário de Adoração Perpétua foram feitas, assim como também pelos veículos católicos de comunicação, como a WEBTV, a Rádio Catedral, e pela Arquidiocese que se abre para acolher o mundo para a Jornada.
Rodrigo Bispo Picorelli, membro da Comunidade Shalom e voluntário JMJ, foi um dos jovens tocados: “A Vigília só faz sentido com Adoração ao Santíssimo. Cristo é o maior tesouro, o sentido da vida. É o Tudo que se faz pequeno por Amor, só pra nos dar a felicidade da comunhão com Deus. Não há maior Graça do que trazer o próprio Cristo para perto dos jovens. A oportunidade do jovem de ter contato com Deus e testemunhar sua fé em público é essencial. Não há verdadeira alegria, nem verdadeira felicidade sem o encontro com Jesus".
Pessoas de outros estados do Brasil, e até de outros países, sentiram-se tocadas durante a adoração. Veronica Palacios, do México. disse: “Estou achando tudo muito bonito e muito interessante! É difícil me expressar em português, mas quero dizer que estou me sentindo muito acolhida.”
Alexandre Bastos, fundador da Comunidade Pequeno Rebanho, falou à juventude sobre o YOUCAT, juntamente com Patrícia Nicola Menezes. “Pra mim, essa juventude reunida aqui hoje é uma realidade do fruto do Espírito. O Amor de Deus que nos atrai para estarmos juntos de Jesus Sacramentado. O que revela o grande e verdadeiro anseio do jovem que é estar na presença de Deus. A Jornada é uma oportunidade maravilhosa, uma grande Graça para que o jovem encontre – ou reencontre – a razão de sua vida, que é o próprio Amor Do Pai”, disse Alexandre.
A pregação de Isabel Azeredo e Silvia Brito, membros da EJNS, levou à contemplação sobre a importância de ter Maria Santíssima como exemplo de vida a ser seguida. “Será que assim como os serventes das Bodas de Caná, vocês estão fazendo aquilo que Jesus quer de vocês?”, perguntou uma das palestrantes, levando à reflexão sobre a conduta pessoal de vida como cristão.
Durante a noite, os jovens se mantiveram animados e atentos. Irmã Verônica Firmino, integrante do grupo Chamas, se mostrou bastante empolgada com a animação da juventude, e disse: “A gente percebe como é bonito jovens, famílias, todos em comunhão. Precisamos de oração, nos encontrar como comunidade católica, refletindo juntos. Esse é um momento de aprofundamento, de louvar, de contemplar, de encontrar o irmão, de saber que não está sozinho. Isso é um alimento. A JMJ não será só em 2013: ela já esta acontecendo!”.
Famílias, como a de Luciana de Oliveira Martins, se divertiram e foram tocadas pelo momento de adoração ao Senhor. Mãe do bebezinho Bernardo de Oliveira Freitas, Luciana disse ter gostado bastante da experiência. “É a primeira vez que venho à Vigília. Ta sendo uma experiência muito boa. Consigo sentir um verdadeiro encontro com Deus”, afirmou.
Jovens com Lílian Rodrigues, (membro da Comunidade Pequeno Rebanho e voluntária JMJ) de Campo Grande, e Aline Paggy, (membro do Movimento Regnum Christ e voluntária JMJ) moradora da Freguesia, fizeram com que a Vigília alcançasse o objetivo principal: levar Jesus com alegria e força aos corações daqueles que foram buscá-Lo na noite de sexta-feira.
“É muito importante estarmos aqui essa noite. Já dá pra sentir o gostinho da Jornada. Já estamos vivenciando a JMJ através da partilha, da unidade e comunhão com os irmãos durante os eventos que preparam para 2013”, concluiu Lílian.
Fonte: Rio2013







0 comentários:
Postar um comentário