sábado, 24 de novembro de 2012

Caminhada e missa de encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação


Momento de fé e devoção a Nossa Senhora. Foi assim, o clima da tradicional missa na pedra do Rosário, às margens do rio Potengi, nesta quarta-feira (21), às 5h, marcando um dos pontos principais da programação de encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade de Natal. Centenas de fiéis participaram da celebração, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre. A programação teve início à meia noite, com a vigília, seguida da procissão fluvial, em que a imagem de Nossa Senhora foi conduzida pela Marinha, através do rio Potengi. 

Em suas palavras, padre Edilson lembrou da importância da pedra do Rosário, marco para a cidade de Natal, onde Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada por pescadores, no ano de 1753. “Esse local marca uma história de fé e louvor a Nossa Senhora, muito representativo para a nossa Arquidiocese”, conta. Ele também recordou a mensagem que veio junto à imagem, no caixote encontrado pelos pescadores “onde está imagem chegar, nenhuma desgraça acontecerá”. “Essa frase ecoa mais forte em nossos ouvidos e em nosso coração neste dia, principalmente, por vermos tantas desgraças acontecendo em nosso meio ultimamente, e somente a intercessão de Maria, é que pode nos conduzir para o caminho de luz”, ressaltou. 

Fé e devoção


Centenas de fiéis saíram às ruas de Natal, no trajeto do Santuário dos Mártires até à Catedral Metropolitana, na caminhada de encerramento da festa da padroeira da Arquidiocese de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, na tarde deste dia 21 de novembro.


Muitos fiéis participam todos os anos da celebração na pedra do Rosário, como sinal de fé e devoção a Nossa Senhora da Apresentação. Este é o caso do servidor público, Edinildo Emídio. Há 10 anos, ele participa da missa, como forma de agradecimento pelas graças alcançadas por meio da intercessão da padroeira de Natal. “Para mim, é um momento de agradecimento e de muita devoção. Venho há 10 anos, com muita alegria, celebrar a padroeira de Natal. Tenho muita fé em Nossa Senhora da Apresentação, e, por meio dela, já alcancei inúmeras graças, como a cura de doenças”, diz.

Para a professora Ana Maria (52), a celebração na pedra do Rosário é o ponto principal do encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação. “Celebrar a padroeira de Natal, neste local onde ela foi encontrada, é, sem dúvida, uma oportunidade de reavivar a nossa fé. Estou participando desta celebração pela segunda vez, e, com certeza, participarei nos próximos anos, pois me sinto mais próxima de Nossa Senhora neste momento”, destaca.

Eventos Arquidiocesanos

Durante o encerramento da celebração eucarística, o padre Edilson Nobre falou de importantes eventos que a Arquidiocese de Natal irá promover no próximo ano, como o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, Semana Missionária, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Natal
           Texto: Luiza Gualberto
           Foto:Cacilda Medeiros 

0 comentários:

Postar um comentário