quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vaticano: 10 mil artistas de rua e do circo vão ser recebidos por Bento XVI


O Vaticano vai reunir entre sexta-feira e sábado 10 mil artistas de rua e do circo num encontro mundial que assinala o Ano da Fé e inclui um encontro com Bento XVI, no dia final da iniciativa.

O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, cardeal Antonio Maria Vegliò, explica ao jornal ‘L’Osservatore Romano’, elogia a “disponibilidade” do Papa e fala da reunião como “um facto que é, por si só, excecional, para não dizer histórico, que confirma a atenção e proximidade da Igreja a este mundo tão particular”.

O evento, que junta “artesãos da festa popular”, na descrição do jornal do Vaticano, tem início marcado para as 18h00 (menos uma em Lisboa) de sexta-feira, na Basílica de São Pedro.

“Artistas de circo, feirantes, de rua, bandas musicais e pitorescos artistas ambulantes – representantes daquela grande e heterogénea família que anima o espetáculo viajante – vão chegar em grande número à cidade [Roma] para testemunhar os valores que diariamente os levam às ruas do mundo e que na fé, precisamente, encontram a sua seiva vital”, refere o ‘Osservatore Romano’.

O cardeal Vegliò explica que a iniciativa nasceu do desejo destes artistas em “participar com mais vigor na missão da Igreja, que caminha ao lado de toda a humanidade”.

Os participantes vão oferecer um espetáculo na ‘Piazza del Popolo’, a partir das 20h30, e  no sábado, pelas 11h00 serão recebidos pelo Papa na sala de audiências Paulo VI, após um percurso desde o Castelo Sant’Angelo, nos arredores da Cidade do Vaticano. 

O Ano da Fé, que coincide com a comemoração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965) e dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, foi convocado pelo Papa Bento XVI como um “momento de graça e de empenho para uma cada vez mais plena conversão a Deus”.

Fonte: Agência Ecclesia 

0 comentários:

Postar um comentário