terça-feira, 20 de novembro de 2012

Diocese de Campina Grande realiza sua 32ª Assembleia Diocesana de Pastoral


A Diocese de Campina Grande realizou, dias 15 e 16 de novembro, sua 32ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Para discutir o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, foi convidado o padre da diocese de Nazaré, Pe. Limacedo. Participam da Assembleia o Bispo, Clero, representantes dos seminaristas, instituições religiosas, Novas Comunidades e coordenadores diocesanos de Pastoral, Movimentos e Serviços.

O assessor do encontro, Pe. Limacedo, falou inicialmente sobre o Ano da Fé, o Sínodo dos Bispos e o Concílio Vaticano II. Alguns padres que viveram o período do Concílio, deram testemunhos das mudanças ocorridas na Igreja e enfatizaram que as decisões tomadas no naquele período ecoam até hoje na vida da Igreja.

Os participantes da Assembleia discutiram também sobre os questionamentos deixados pelo Papa João XXIII. A força da fé na transformação da humanidade e a eficácia na proclamação do Evangelho foram alguns dos assuntos discutidos. Logo após, cada grupo apresentou no plenário o que vem sendo feito e o que pode avançar na Diocese de Campina Grande com relação aos temas debatidos.

Sobre o tema que norteia a Assembleia, “Nova Evangelização”, o Padre parabenizou a Diocese e se disse feliz e satisfeito com o que foi apresentado no evento. “Foi muito gratificante. Vi que as pessoas estão interessadas, estão acompanhando e questionando... é sinal de que o tema interessa, é atual, nos provoca e deixa a lição que precisamos aprofundar sempre mais.” Afirmou Pe. Limacedo.

A Assembleia ainda tratou das proposições do Sínodo dos Bispos, realizado em outubro deste ano em Roma. O Pe. Limacedo fez uma apresentação do documento que os Bispos enviaram para apreciação do Papa Bento XVI e que servirá de base para a exortação pós-sinodal. Sobre a ação pastoral, o assessor afirmou que precisamos “viver totalmente a fé para fazermos assim, uma ação pastoral que produza frutos”.

Dom Manoel Delson, Bispo de Campina Grande, falou aos presentes da sua alegria em presenciar este momento tão importante para a Diocese. Para ele, a unidade e a comunhão entre as pastorais, movimentos e demais serviços diocesanos é fundamental para que os frutos da missão da evangelização aconteçam. O Bispo ainda afirmou que as boas ações precisam ser divulgadas para que toda comunidade conheça o que vem dando certo e para que motive os cristãos mais afastados da missão, a voltar para o centro da Igreja.

Encerrando a Assembleia, Dom Delson presidiu a Santa Missa e enfatizou em suas palavras que de nada adiantará as nossas ações se nós não fizermos a experiência de Deus, através da Sua Palavra e da Eucaristia. “A evangelização acontece a partir dessa nossa relação íntima com Deus. Ninguém permanece o mesmo depois de se encontrar com Ele”, disse.

Fonte: Pascom da Diocese de Campina Grande 

0 comentários:

Postar um comentário