O simpósio
Com a abertura marcada para às 13h30 do dia 9, os participantes terão duas conferências neste dia. A primeira será com o Prof. Rodrigo Coppe Caldeira, historiador, doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professor adjunto da PUC-Minas, com o tema "Para uma compreensão histórica complexa do Concílio Vaticano II".
Na sequência o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino Ferreira, doutor em teologia, terá a palavra para tratar sobre "A eclesiologia na Constituição Lumen Gentium". O dia terminará com um diálogo dos conferencistas com o auditório, na qual farão uma conclusão dos temas apresentados.
Padre Ariel David Busso é a pessoa encarregada de começar a ministrar o curso no segundo dia. O sacerdote é coordenador do centro de ciências jurídicas da Pontifícia Universidade Católica da Argentina e vai tratar do tema: "A Presbyterorum Ordinis e a distribuição do clero: A recepção canônica da Prebyterorum Ordinis n. 10".
Ele mesmo fará a segunda colocação do dia sobre "O presbítero entre presbíteros: Reflexões sobre a Presbyterorun Ordinis n. 7 e 8". Após essa conferência o dia termina como o primeiro: diálogo entre os participantes e conclusão feita pelo palestrante.
No último dia, Monsenhor Antônio Luiz Catelan, doutor em teologia dogmática e membro da comissão de doutrina da CNBB, fará uma palestra aos participantes para explicar a "Pastoralidade: uma chave hermenêutica do Concílio Vaticano II".
Por fim, o simpósio será encerrado com a palestra da Profª Maria de Lourdes Corrêa Lima, doutora em teologia bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), com o tema "Dei Verbum: sua relevância a 50 anos da abertura do Vaticano II".
Fonte: Gaudium Press






0 comentários:
Postar um comentário