segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bispos de Damasco manifestam pesar pela morte de sacerdote exortam à reconciliação


O Conselho dos Bispos católicos de Damasco emitiu uma nota onde manifesta pesar pela bárbara morte do sacerdote Greco-ortodoxo Fady Haddad, ocorrida na última quinta-feira, ao mesmo tempo que “deplora o complô estrangeiro que está semeando o mal e a destruição no país”.

No documento, os bispos católicos exprimem seu pesar ao Patriarca Ignazio IV e a todos os irmãos da Igreja Greco-ortodoxa, pedindo ao Senhor que “acolha no seu reino o sacerdote mártir junto a todos os mártires da Síria”. 

Diante do homicídio do sacerdote, os bispos católicos exprimem pesar por todos os “ataques perpetrados contra cidadãos inocentes, contra os lugares de culto cristãos e muçulmanos e contra os homens de religião comprometidos no seu ministério humanitário e espiritual, que estão se multiplicando por toda a Síria nestes dias de sofrimento”.

Repetindo que a violência e a divisão “não fazem parte da índole do povo siriano e de suas tradições pacíficas”, os líderes católicos de Damasco renovam seu “apelo à reconciliação”, exortando as partes envolvidas no conflito a “encontrar uma solução que garanta a paz, a liberdade, a justiça e a igualdade entre todos os cidadãos”.

A última parte da nota é dirigida aos “irmãos muçulmanos”, que nestes dias celebram a Aladha (Festa do Sacrifício): “A vossa festa_escrevem_ é a nossa festa, as vossas alegrias são as nossas alegrias, assim como as vossas dores são também as nossas. Como irmãos temos vivido e como irmãos continuaremos a viver”.

Padre Fady Haddad é o segundo sacerdote morto na Síria desde o início do conflito. Em janeiro, o sacerdote Bassilios Nassar foi morto em Hama enquanto tentava socorrer um ferido. Como no caso de padre Haddad, também naquela ocasião os líderes da revolta siriana contestaram a versão oficial, que atribuiu a grupos terroristas armados o assassinato do padre a grupos terroristas armados.

0 comentários:

Postar um comentário