quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cardeal Bertone comenta preparativos da visita de bispos à Síria


O secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, comentou na manhã desta terça-feira, 23, os preparativos para o envio de uma delegação de Padres sinodais a Damasco, na Síria. O anúncio da visita foi feito na última terça-feira, 16, pelo próprio Cardeal.

“Na terça-feira, anunciei diante desta assembleia a decisão do Santo Padre de enviar uma delegação a Damasco para expresar sua solidariedade, a do Sínodo e a de toda a Igreja à população da Síria que, infelizmente, há tempos vive uma trágica situação de sofrimento, e manifestar nossa proximidade espiritual aos irmãos e irmãs cristãs deste país, junto a quantos estão comprometidos na busca de uma solução respeitosa dos direitos e deveres de todos”. 

O cardeal explicou que a iniciativa teve uma repercussão muito grande não só em Roma ou na Síria, mas foi acolhida de forma positiva em âmbito internacional. “Quero comunicar, primeiramente, que segue-se estudando a questão e preparando a visita, apesar dos trágicos acontecimentos ocorridos há poucos dias na região”. 

O desejo de expresar a proximidade da Santa Sé e da Igreja universal, segundo lembrou o Cardeal, é muito vivo. As medidas relativas à ida da delegação a Damasco, visando expressar essa proximidade, serão estabelecidas e anunciadas posteriormente.

“Considerada a gravidade da situação, a visita será adiada, provavelmente para depois da conclusão do Sínodo; e será modificada de alguma forma a composição da delegação, devido também aos compromisos de seus membros”. 

O secretário de Estado também informou que a contribuição das doações pessoais dos Padres sinodais, junto à da Santa Sé, será enviada à Síria depois do Sínodo, como gesto de fraterna solidariedade a toda a população.

0 comentários:

Postar um comentário