terça-feira, 16 de outubro de 2012

Festa em Lyon: 20 mil relembram abertura do Concílio


Mais de 20 mil pessoas, segundo os organizadores, participaram neste domingo, 14, da grande “festa diocesana” em comemoração do 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, e da ordenação de quatro novos padres. O evento foi convocado pelo Cardeal Philippe Barbarin, Arcebispo de Lyon e membro da Comissão Social da Conferência Episcopal Francesa. 

O cardeal presidiu a missa, marcada por numerosos cantos e leituras, e celebrou ao lado de todo o clero da diocese, com a participação de 500 coristas. Lembrando uma expressão de Papa Bento XVI, o cardeal frisou que “os ensinamentos do Concílio representam uma bússola para a Igreja de hoje”. 

“Obrigado por responderem a este convite”, disse aos participantes, chamando sua diocese a tomar “um curso decididamente missionário”. “Devemos ser servidores da alegria de Deus neste mundo” – exclamou em sua homilia. 

Segundo o porta-voz da Diocese de Lyon, Pierre Durieux, a expectativa era que 15 mil pessoas participassem da festa. “Esta afluência, bem maior, é para nós um incentivo”.

Com o tema “Servidores da alegria”, a jornada foi ritmada por conferências de palestrantes de vários países e shows musicais, especialmente de grupos ‘pop’. 

Muitas outras dioceses na França celebraram neste domingo o Concílio Vaticano II, evento que viu a Igreja abrir-se ao mundo. A festa de Lyon foi a mais importante no país. 

Como disse Dom Philippe Barbarin, o 21º Concílio da história, encerrado em 1965, decidiu o abandono quase total do latim utilizado nas missas, substituído pela língua de cada país, e “um extraordinário progresso no diálogo inter-religioso”. 

Fonte: Rádio Vaticano

0 comentários:

Postar um comentário