A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou neste domingo, 9 de setembro, nota de pesar pelo falecimento de dom Luís D'Andrea, bispo emérito de Caxias (MA). A morte do bispo ocorreu na madrugada de sábado, 8 de setembro, em Itália.
A seguir, a íntegra da nota:
Brasília, 09 de setembro de 2012
SG. Nº. 0831/12
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM LUÍS D’ANDREA
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pela morte do bispo emérito de Caxias do Maranhão (MA), dom Luís D’Andrea, ocorrida neste sábado, 8 de setembro, na Itália, sua terra natal.
Ainda jovem, dom Luís ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais, onde, após a ordenação presbiteral, em Roma, atuou como formador e pároco. Neste período, fez especialização em Teologia Pastoral Latino-americana e em parapsicologia. Ao ser nomeado bispo de Caxias, no Maranhão, em 1988, dedicou grande atenção à formação das comunidades, bem como à Pastoral Familiar. Em 2010, ao renunciar ao governo de sua diocese, por motivo de idade, este nosso irmão passou a viver em Fortaleza (CE), junto aos Franciscanos Conventuais.
Inspirados por seu lema episcopal, “Justiça e Paz”, agradecemos a Deus que deu à nossa Igreja um pastor que deixa a marca do zelo, do amor e do engajamento na construção do Reino. Nossa solidariedade aos parentes de dom Luís, à família Franciscana, a dom Vilson Basso e ao Povo de Deus da Diocese de Caxias.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte: CNBB







0 comentários:
Postar um comentário