domingo, 30 de setembro de 2012

Acolhida para JMJ Rio2013 já começou


Centenas de jovens que vieram ao Rio de Janeiro, oriundos de várias partes do país e do mundo, para participar do Congresso de Jovens Shalom foram recebidos por famílias de acolhida experimentando desde já o que será o vivido pelos peregrinos durante a JMJ Rio2013.

O povo carioca acolheu também acolheu na última semana quatro voluntários internacionais da JMJ Rio2013: a espanhola Maria Paloma Lladó, a australiana Elsa Vazquez, o espanhol Antonio Mateo Santana e o argentino Benjamin Paz. No início do mês de agosto, foi recebida a primeira voluntária internacional, Stephanie Nizery, uma francesa que veio ao Brasil para fazer um intercâmbio na PUC-Rio e já quis participar do grupo de voluntários do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013. Todos eles já estão hospedados em casas de família, sentindo o clima da Jornada.

Uma dessas famílias é a de Regina Celi Azevedo. Ela hospedou duas jovens de Belo Horizonte (MG) para o Congresso Shalom. Segundo Regina, o que a motivou a hospedar foi o chamado de Deus para ajudar. “É hora de erguer os braços para ajudar. Temos que procurar saber como ser um hospedeiro. Vamos arregaçar as mangas e servir”, incentivou.

As paróquias e instituições de acolhida, como o Colégio Santa Teresa de Jesus (foto), também abriram as portas para os grupos que chegaram à cidade.

Segundo a diretora do Setor de hospedagem, irmã Graça Maria, as casas em que os voluntários internacionais estão hospedados foram escolhidas a partir do cadastro de hospedagem.

“O nosso cadastro de hospedagem tem a opção para as pessoas que já quiserem disponibilizar as suas casas antes do período da Jornada. Tivemos já um grande número de pessoas que disponibilizaram as suas casas. Alguns já estão desde março com as portas abertas para acolher voluntários”, explicou.

Irmã Graça também destacou que todas as famílias foram muito receptivas. “Nós sempre abrimos para que elas escolham o tempo que eles vão ficar. Perguntamos por quanto tempo poderiam acolhê-los e todos foram unânimes em dizer: 'Até a Jornada'. Isso realmente mostra o carinho e a disposição do carioca de estar de braços abertos”, disse.

De acordo com a representante do Setor de Voluntariado, Giselle Azevedo, que, com outros integrantes do COL, acolheu os novos voluntários internacionais, todos os que chegaram ficaram muito felizes pelo acolhimento que receberam.

“Eles puderam sentir essa virtude do brasileiro de acolher, esse calor humano. Nós somos positivamente afetuosos. Sabemos acolher. Então, eles sentiram que, da mesma forma que nós os acolhemos, a cidade os acolheu”, frisou.

Aqueles que quiserem hospedar peregrinos em sua casa podem fazer o cadastro na seção Participe do site oficial da JMJ (www.rio2013.com).

Fonte: Rio 2013

0 comentários:

Postar um comentário