terça-feira, 25 de setembro de 2012

Congresso de Jovens Shalom reúne cerca de 2 mil jovens no Rio de Janeiro


Os cerca de 2 mil participantes do Congresso de Jovens Shalom (CJS), realizado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, ouviram no domingo, dia 23 de setembro, a convocação feita pelo arcebispo e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, Dom Orani João Tempesta, para serem testemunho de fé para o mundo. A missa do domingo foi realizada num clima de JMJ. A celebração eucarística contou com preces em diferentes idiomas (italiano, francês, inglês e português), o Hino e Oração oficiais da Jornada.

Em sua homilia, o arcebispo incentivou os jovens a se configurarem a Cristo, o que, segundo ele, é uma contradição para o mundo de hoje. “O mundo ensina o contrário do Evangelho. É só disputa de poder, corações divididos, ganância, guerra, ódio, tudo quer nos tirar do caminho de Jesus. Mas, temos que seguir na direção certa, apesar das tentações. Quem confia em Deus pode ter uma vida nova. A JMJ é um chamado para um encontro com o Senhor”, disse.

O Congresso, que teve como tema “Alegria-vos sempre no Senhor”, foi iniciado na sexta-feira, dia 21, com missa na Catedral de São Sebastião, presidida pelo bispo auxiliar do Rio e vice-presidente do COL, Dom Antonio Dias Duarte. Durante o final de semana, os jovens, reunidos no América Football Club, na Tijuca, Zona Norte da cidade, ouviram as pregações do fundador e da co-fundadora da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, e da consagrada na comunidade de vida, Gabriela Dias. Também participaram de uma noite cultural, realizada no sábado, dia 22, quando houve as apresentações do musical “Encontro” e do “Missionário Shalom”.

Participaram jovens de Curitiba (PR), São Paulo e Aparecida (SP), Macapá (AP), Fortaleza e Sobral (CE), Belo Horizonte e Patos (MG), Salvador e Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB), La Paz (na Bolívia), Lima (no Peru), Palmas (TO), Cruzeiro do Sul (AC), entre outras cidades, que foram acolhidos nas hospedagens disponibilizadas pelo COL da JMJ Rio2013.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 esteve presente no Congresso de Jovens Shalom, com a participação de cerca de 100 voluntários do Comitê Organizador Local, que se dividiram em várias atividades como hospedagem e acolhida.

A urgência da evangelização

Evangelizar é urgente. O fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, incentivou jovens de várias partes do Brasil a anunciar Jesus Cristo ao mundo, diante de uma humanidade indiferente a Deus. “A alegria da vida de muitas pessoas é Jesus Cristo”, disse. “Evangelizar é manifestar o amor de Cristo até as últimas consequências”. A palestra abriu o segundo dia (22) do Congresso de Jovens Shalom.

Falando sobre o tema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), Moysés motivou os jovens a serem missionários. “Somos enviados a evangelizar o mundo de hoje, o mundo que Deus amou tanto que enviou seu filho para que o salvasse. Devemos olhar este mundo com os olhos de Jesus. O mundo que é como ovelha sem pastor, como uma barca na tempestade”, disse.

Neste contexto, ele convidou os jovens a conhecer, aderir e transmitir a verdadeira fé, contida nas Sagradas Escrituras e no Magistério da Igreja. “Estudem a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica. Ame-os. Façam deles o seu alimento”, disse.

Lembrando as palavras do Papa Bento XI, conclamou os jovens: “A fé cresce dando-a aos outros. Não é um tesouro para guardar, mas para compartilhar. Evangelize. Descubra a alegria de evangelizar. Somos um povo em movimento, que dá de graça o que de graça recebeu”.

Fonte: Pascom Leste1

0 comentários:

Postar um comentário