segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Arcebispo de Maceió participa e acompanha fiéis na Romaria de Nossa Senhora das Dores


A cidade do Juazeiro do Norte-CE, no vale do Cariri, maior cidade do interior cearense, viveu dias de festa para celebrar a romaria e a festa de sua padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Movidos pela forte expressão de fé, a “nação romeira” refletiu com sacerdotes e bispos convidados, o tema proposto para este ano: “Nos passos da Mãe das Dores a caminho de Jesus!”. A programação concentrada na Basílica Santuário e na Capela do Socorro, começou no último dia 02/09, sendo concluída na noite deste sábado, 15/09.

Entre ranchos, hospedarias e hotéis, romeiros lotaram a cidade nas noites do novenário, dias de caminhadas aos locais de peregrinação e procissões realizadas, todos os dias, com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Juazeiro do Norte chega a receber mais 400 mil romeiros. Só de Alagoas, o estado que mais envia romeiros durante as romarias, o número chega a mais de 30.000 peregrinos nas grandes romarias.
A Festa de Nossa Senhora das Dores é uma das grandes romarias do Juazeiro do Norte, em um ciclo contínuo de peregrinações, de setembro a fevereiro, começando com romaria de Nossa Senhora das Dores, seguindo com a romaria da esperança e memória dos finados, em novembro; concluindo com a romaria das candeias com seu simbolismo das luzes, no mês de Fevereiro. Um ciclo devocional de peregrinações vivido e incentivado pelo Pe. Cícero Romão Batista, o maior benfeitor e profeta do Juazeiro.

A igreja Matriz, que pertence a Diocese do Crato, é um dos santuários diocesanos desde 2004, um título concedido pelo atual bispo Diocesano, Dom Fernando Panico. Em 2008, foi honrada com o título de Basílica Menor, pelo Papa Bento XVI.
Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió, acompanha de perto os romeiros. Ele criou a Pastoral dos Romeiros na arquidiocese e faz questão de participar das romarias para celebrar e acompanhar a viagem dos peregrinos no período das romarias.

No dia, 14/09, pela manhã, D. Antônio celebrou às 10h, na “Capela do Socorro”, Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local a onde está o túmulo do Padre Cícero Romão Batista. Na parte da noite, às 19h30, D. Muniz, concelebrou com o bispo do Crato, Dom Fernando Panico e D. Paulo Cardoso, bispo responsável pelas romarias, além de vários sacerdotes nordestinos e da Arquidiocese de Maceió. Foi a noite dedicada ao estado de Alagoas.

No dia ontem, dia 15/09, feriado municipal no Juazeiro do Norte-CE, foi o encerramento da romaria e festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade e titular da Basílica Menor. A programação festiva começou com o Ofício de Nossa Senhora (cantado), seguido da primeira missa do dia, às 6h. A missa solene do dia foi celebrada às 9 horas, e presidida por Dom Fernando Panico, bispo do Crato-CE. Concelebraram o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, D. Paulo Cardoso e vários sacerdotes. 
A Basílica Santuário ficou tomada de fiéis que participaram da Missa Solene e do momento de oração da despedida com a bênção dada aos romeiros que partiram longo em seguida.

Na parte da tarde foi celebrada a terceira missa do dia, às 15h, para a saída da Procissão que arrastou uma multidão pelas ruas Pe. Cícero, Alencar Peixoto, São Pedro e Praça dos Romeiros. No Pátio da Basílica Santuário, Dom Fernando Panico deu a benção do Santíssimo Sacramento e um Show Pirotécnico finalizou os festejos da Mãe das Dores.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Maceió

0 comentários:

Postar um comentário