O padre Sala afirma que como parte integrante da ação litúrgica, o canto e música expressam o mistério pascal de Cristo e participam da sacramentalidade da liturgia. “São elementos indispensáveis na ação litúrgica, pois seu poder subliminar de atingir o mais profundo de nosso ser; sua força motivadora e expressiva - sobretudo quando letra e música se juntam numa perfeita simbiose - são alimento e condicionante eficaz da fé. A situação atual da música litúrgica pode caracterizar-se por uma grande assimetria de conceitos, de posturas e situações. Percebe-se a grande urgência da formação litúrgico-musical dos agentes (cantores, instrumentistas, regentes, compositores,..), seminaristas, religiosos e o clero”, disse.
“Desejosos de viver mais intensamente a liturgia, os padres da diocese se reúnem para refletir a melhor maneira integrar o canto litúrgico na dinâmica das celebrações”, destacou dom Gorgônio.
A partir deste encontro, o clero da diocese de Itapetininga busca encontrar respostas às grandes questões que envolvem os processos litúrgico-musicais das comunidades. O encontro consta de momentos de estudo, debates, celebrações e ensaios de melodias para o canto do presidente da celebração.
Fonte: CNBB







0 comentários:
Postar um comentário