terça-feira, 4 de setembro de 2012

Caratinga perde seu bispo emérito, dom Hélio Gonçalves Heleno


Morreu na manhã de hoje, 4 de setembro, às 4h30, o bispo emérito de Caratinga (MG), dom Hélio Gonçalves Heleno, 77 anos, decorrente de uma grave pneumonia. Dom Hélio estava internado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, desde o dia 17 de agosto.

De acordo com informações da diocese, o velório acontecerá durante o dia de hoje na Catedral São João Batista, em Caratinga, e seu sepultamento será realizado na cripta da Catedral após a missa de exéquias, que será celebrada às 19 horas.

O bispo de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, manifestou, em nota, a sua gratidão a Deus pela vida e pelo fecundo ministério episcopal de dom Hélio que, por mais de 30 anos, esteve a frente da diocese “e também a todos que nestes dias de seu sofrimento uniram-se a nós em oração”, disse.

Dom Hélio foi o quinto bispo de Caratinga. Ele nasceu em Cipotânea (MG), em 1935. Sua ordenação presbiteral aconteceu em 1961, em Mariana (MG) e a ordenação episcopal, em 1979, em Rio Pomba (MG). Como bispo, acompanhou o Conselho Regional de Leigos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) e foi integrante da Comissão Episcopal Pastoral do Regional.

Seu lema episcopal foi: “Propter Regnum Dei” (Por causa do Reino de Deus).

Nota de falecimento da diocese de Caratinga 

A diocese de Caratinga, através de seu bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, torna pública a triste notícia do falecimento de seu bispo emérito, dom Hélio Gonçalves Heleno, de 77 anos.

Dom Hélio, que estava internado na UTI do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga desde o dia 17 de agosto, para o tratamento de pneumonia, faleceu às 4h30mim da madrugada desta terça-feira, 4 de setembro de 2012.

Segundo o laudo médico, a causa mortis é pneumonia grave, falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e sepse foco pulmonar.

Seu velório acontecerá durante o dia de hoje, na Catedral São João Batista, em Caratinga, e seu sepultamento será realizado na cripta da Catedral após a missa de exéquias, que será celebrada às 19 horas.

Aproveitamos para manifestar nossa gratidão a Deus pela vida e pelo fecundo ministério episcopal que dom Hélio realizou a frente de nossa diocese por mais de trinta anos e também a todos que nestes dias de seu sofrimento uniram-se a nós em oração.

Caratinga, 04 de setembro de 2012

Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo de Caratinga (MG)

Fonte: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário