sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Arcebispo recebe a visita da fundadora do Arricirco

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, recebeu na manhã desta quarta-feira (05) a visita da fundadora do Arraial Intercultural de Circo do Recife (Arricirco), a Madre Escobar. A religiosa aproveitou a audiência para falar um pouco do trabalho de educação e resgate da cidadania que desenvolve com crianças e jovens carentes, por meio da arte circense há mais de 25 anos, e da realização de futuras parcerias com a arquidiocese. E o primeiro espetáculo já está marcado para o dia 18 de dezembro na confraternização de Natal do Clero. A visita foi acompanhada por representantes da Cooperativa dos Bombeiros Civis de Pernambuco, parceiros do projeto.

O trabalho educativo com uso da arte dos palhaços, malabares e trapezistas começou em 1985, quando a Madre Escobar fundou o Circo Oi Oi Oi. Passados dez anos veio a necessidade de “formalizar” o trabalho, então ela fundou a ONG Arricirco. Com sede no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, o projeto já beneficiou 10 mil crianças e jovens oriundos de comunidades carentes da cidade, e de alguns países, onde o Arricirco teve a oportunidade de armar o seu picadeiro para a arte da cidadania.

“Aos 5 anos de idade fui pela primeira vez ao circo. Fiquei encantada. Em casa ficava dançando, tentando imitar os gestos do espetáculo. Disse a minha mãe que ia trabalhar com circo, e estou aí apaixonada até hoje”, declarou a Madre Escobar. Aos 18 anos, ela ingressou na Congregação das Irmãs Dorotéias, mas sempre pensando na oportunidade de trabalhar com o circo. “Muitos veem com superficialidade os shows, mas a arte do circo tem muito a nos ensinar e é isso que fazemos com o Arricirco”, afirmou.

Para participar, basta que a criança e o jovem esteja matriculado em uma escola, de preferência pública. As inscrições podem ser feitas em fevereiro e julho. As aulas acontecem de segunda a sexta na sede que fica na Rua Lindolfo Collor de Melo, 56, no Engenho do Meio, ao lado do Clube da Sudene. São duas opções de horários, manhã e tarde, e os alunos têm aulas de circo que podem ser de malabares, trapézio, perna-de-pau, tecido e palhaço; os futuro artistas também participam de momentos de espiritualidade e formação cidadã. Eles tem, também, alimentação e condução gratuitas. “A partir de 2013 teremos oficinas de informática também”, adiantou o relações públicas do Arricirco, Marcos Lima.

O Arricirco se mantém a partir de parcerias e doações. Quem quiser ajudar ou contratar o espetáculo do grupo pode ligar para 3268.9756.

Serviço
Arraial Intercultural de Circo do Recife (Arricirco)
End.: Rua Lindolfo Collor de Melo, 56 – Engenho do Meio
Fone: 3268.5020

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

0 comentários:

Postar um comentário