Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu a celebração da eucaristia no início deste sábado, 21 de abril, quarto dia da 50ª Assembleia Geral dos Bispos.
No Santuário Nacional, em Aparecida (SP), durante a homilia na qual fez reflexão sobre a presença do Ressuscitado na vida da comunidade cristã, acolheu os bispos recentemente nomeados agradecendo a cada um pela disponibilidade em prestar um serviço particular à Igreja e ao Brasil. Pediu que permanecessem “sempre prontos a oferecer a esperança aos que sofrem”. “Somos, como pastores, homens de esperança!”, frisou. “Existimos para mostrar aos homens e às mulheres, a luz de Deus”, lembrou dom Leonardo.
O secretário geral repetiu, várias vezes, a expressão de Jesus no evangelho de Marcos proclamada na liturgia: “Sou eu!”. “No Sou eu, somos chamados a sermos em nossa vida e ministério íntegros, honestos, leais, pacientes, misericordiosos; pronto a oferecer esperança a quem sofre. O Sou eu pede que estejamos atentos aos pobres, aos encarcerados, aos doentes, aos estrangeiros, E, por isso mesmo, somos provocados a sermos homens capazes de ouvir a todos indistintamente”, destacou dom Leonardo.
Falando da Palavra de Deus, dom Leonardo disse que a Palavra veio ao nosso encontro. “A força e a suavidade da Palavra, o vigor e a ternura da Palavra, o ressoar e o silêncio da Palavra! Como fomos alimentados, iluminados, conduzidos pela Palavra de Deus nesse tempo pascal! As leituras bondosamente e quase imperceptivelmente foram aproximando, desvendando, revelando o Sou eu”, disse.
Fonte: CNBB
0 comentários:
Postar um comentário