sábado, 21 de abril de 2012

Lojas da AG oferecem variedade de artigos religiosos


Quem pensa que a Assembleia Geral é um momento, unicamente, de deliberações dos bispos, não tem ideia das inúmeras atividades que giram em torno do evento. Logo na entrada do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, onde está sendo realizado o encontro, foram montadas 22 lojas que oferecem uma grande variedade de produtos religiosos e leigos. São roupas para religiosos, material litúrgico, literatura religiosa, de filosofia, de teologia, pacotes de turismo religioso, dentre outros produtos.

Ao se falar de paramentos liturgicos, nas lojas da assembleia são encontradas uma infinidade. Há as camisas com colarinho clergyman, usada por padres, bispos e diáconos. Casulas, túnicas, dalmáticas, alvas e estolas.

Expositoras assíduas em todas as assembleias, desde 1973, as Pias Discípulas do Divino Mestre, do Apostolado Liturgico, levam a missão de “ajudar as pessoas a encontrar o mistério de cristo celebrado em cada liturgia”, afirma a irmã Dilza Pacheco, pertencente à congregação há 28 anos. O trabalho das irmãs é amplo e envolve tudo relacionado à liturgia, desde o espaço para celebrar, utensílios, vestes, até a busca de potenciais oradores litúrgicos. “Arte, beleza e dignidade a serviço da liturgia”, explica irmã Irene Brunetta, há 42 na congregação.

Outros acessórios à disposição nas lojas da assembleia, próprios de uso para os bispos, são as mitras e os solidéus. A mitra é uma insígnia pontifical utilizada pelos prelados da Igreja Católica, é um tipo de cobertura de cabeça fendida, de formato aproximadamente pentagonal, simboliza um capacete de defesa aos adversários da verdade. Já os solidéus, tradicional item do vestuário clerical, são utilizados nas liturgias, na cor branca, pelo papa, na cor vermelha, por cardeais, na cor magenta, por bispos, e em preto, para monsenhores.

Em outra loja, são comercializados pacotes de turismo religioso, com pacotes nacionais e internacionais. Com destaque para tradicionais roteiros religiosos como Itália, França, Portugal, Israel, Jerusalém, dentre outros. 
Na parte de literatura, há uma grande diversidade de assuntos religiosos e leigos. Os principais temas são os relacionados à filosofia, teologia, sociologia, antropologia, e até assuntos mais atuais como a comunicação, e novas mídias. “Essas tipo de leitura é importante para contribuir com a adaptação da evangelização as novas mídias, acompanhando os avanços tecnológicos”, sugere o expositor Lúcio Alves.

Chama atenção também a beleza dos artigos litúrgicos disponíveis para a venda, como sacrários, luminárias, incensórios, cruzes, imagens, castiçais, coroas do advento, ostensórios, turíbulos, relicários, recipiente para santos óleos, conjunto de ofertório ou galhetas, e objetos de arte sacra.

Fonte: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário