sexta-feira, 30 de março de 2012

Dom Fernando Saburido recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco


O reconhecimento por uma vida dedicada não só a Igreja, mas também ao bem estar de toda sociedade, especialmente, dos mais necessitados. Na noite do dia 27 de março, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, foi recebido de pé no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e condecorado com a Medalha do Mérito Democrático Frei Caneca – Classe Ouro 2012. A iniciativa partiu do deputado Zé Maurício (PP) e foi aprovada por unanimidade por todos os parlamentares. A comenda foi criada, em 2008, para celebrar a Data Magna do Estado e homenagear personalidades ou instituições com atuação relevante em defesa dos princípios democráticos e da igualdade de direitos.

O parlamentar afirmou que a ideia de homenagear dom Fernando com a medalha veio depois de conhecer o trabalho do Movimento Pró-Criança e outras atividades sociais coordenadas pela arquidiocese. “Comecei a acompanhar o trabalho social da Igreja e vê de perto os resultados concretos da ação social dos grupos que são pastoreados pelo arcebispo”, disse. “Dom Fernando faz tudo isso com um espírito agregador. Graças ao seu perfil de conciliador vem contribuindo decisivamente por uma sociedade melhor, é mais do que justa essa homenagem”, completou o deputado.

O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchôa (PDT), destacou a abertura de dom Fernando para dialogar com as mais diversas instituições da sociedade, em prol do bem coletivo. “É notável o cuidado do arcebispo com os excluídos. Além disso, está sempre pronto para auxiliar o poder público a melhorar a vida das pessoas como o engajamento no combate à dengue por exemplo. Assim ele não só conquista a simpatia dos católicos mas o respeitos dos fieis de outras religiões”, declarou o parlamentar.

Dom Fernando agradeceu a condecoração e salientou a importância do trabalho em conjunto que ele desempenha com o clero e os leigos na administração da Arquidiocese de Olinda e Recife. “Não é uma homenagem só para mim, mas para todos que contribuem para a promoção humana na arquidiocese”, afirmou. “Essa medalha é também, um alerta para que não esqueçamos a missão que o evangelho nos impõe de nos voltarmos cada vez mais para os mais pobres”, acrescentou o religioso.

A solenidade foi acompanhada por sacerdotes, diáconos e seminaristas da arquidiocese, como também, por autoridades civis e militares de Pernambuco. A animação do evento ficou por conta do quarteto de cordas da Orquestra Criança Cidadã, do Movimento Pró-Criança.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

0 comentários:

Postar um comentário